MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fiscalização apreende 32 toneladas de agrotóxicos irregulares em MT

 

Ação ocorreu durante operação em Primavera do Leste (MT).
Mais de 700 kg de agrotóxicos contrabandeados foram apreendidos.

Do G1 MT
As equipes visitaram 22 propriedades e 20 comércios. (Foto: Assessoria/Crea-MT)As equipes visitaram 22 propriedades e 20 comércios. (Foto: Assessoria/Crea-MT)
Mais de 30 toneladas de produtos irregulares e 765 quilos de agrotóxicos contrabandeados foram apreendidos durante uma operação em propriedades rurais no município de Primavera do Leste, a 239 quilômetros de Cuiabá. A ação foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro também em revendas de insumos agrícolas.
Segundo balanço divulgado pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), pelo menos 32 toneladas de produtos irregulares foram apreendidos. "Os agrotóxicos contrabandeados de outros países foram apreendidos pela Polícia Federal, já os demais passarão por análise, pois não tem identificação, mas todos serão destruídos", explicou o fiscal Júlio Cesar Alves de Lima.
As equipes visitaram 22 propriedades e 20 comércios. Também foram emitidas 30 notificações, 33 apreensões, lavrados 20 autos de infração e aplicadas R$ 345 mil reais em multas.
A operação foi feita em parceria com quatro órgãos, entre o Ministério da Agricultura, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ainda durante a operação foram detectados produtos com prazo de validade vencido, armazenagem incorreta, venda de agrotóxico fracionado, receituário agronômico preenchido incorretamente e sem assinatura do profissional responsável.
"É importante que além de seguir a legislação o produtor e o dono de revenda entendam que a aplicação de um produto contrabandeado causa mal à saúde dos funcionários, ao meio ambiente e à população em geral'', disse o analista do Ibama-MT, Valmir Silva Rocha.
Orientação
A operação também orientou os produtores para a importância do acompanhamento de um profissional legalmente habilitado na definição e aplicação do produto agroquímico, através da emissão de receituário agronômico. Para isso, foram solicitados em cada estabelecimento notas fiscais acompanhadas dos respectivos receituários dos produtos usados

Nenhum comentário:

Postar um comentário