MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pescadores fazem projeto para criar peixe em cativeiro no Pantanal em MS

 

Coordenados pela Embrapa, pescadores estudam alternativa sustentável.
Cerca de 1,2 mil exemplares de pacu são colocados em tanques-redes.

Do G1 MS
Começou nessa quinta-feira (29) em Ladário, a 435 quilômetros de Campo Grande, a segunda etapa de um projeto que estuda a viabilidade econômica de produção de peixe em tanques no rio Paraguai. A ideia é ajudar os pescadores profissionais a aumentarem a capacidade de produção de pescado, de forma sustentável, sem impactar o meio ambiente.
Em um dos braços do rio foram colocados oito tanques-redes que vão abrigar cerca de 1,2 mil peixes da espécie pacu, nativa da região. "O pacu é um peixe onívoro e tem uma exigência muito menor em termos de proteína. Consequentemente, a ração vai ser mais barata", diz o pesquisador da Embrapa, Flávio Lima Nascimento.
A pesquisa deve ser concluída em dois anos. A intenção é verificar a possibilidade de criação de peixe em cativeiro no ambiente pantaneiro. A produção atenderia o mercado consumidor, contribuindo para a manutenção do estoque pesqueiro no rio Paraguai.
Alunos de cursos técnicos de pesca e de aquicultura de um projeto do governo federal - em parceria com a prefeitura de Ladário - também participam da pesquisa. No rio eles terão as aulas práticas e vão acompanhar todas as etapas da pesquisa. "Eles vão fazer a biometria dos peixes, verificar problemas com doenças e até acompanhar a população, porque tem gente desavisada que começa a mexer nos tanques", diz o coordenador dos cursos técnicos José Márcio Soares Mendes.
Izolina Soares de Arruda é aluna do curso de aquicultura e pescadora profissional. Ela acredita que a pesquisa vai contribuir na sua formação técnica. "Vamos aprender muito mais na prática. Na teórica é só uma visão", conta.
Há um ano, o mesmo trabalho foi realizado pela Embrapa com a espécie cachara. Mais de 4,2 mil peixes foram criados nos tanques-redes instalados na região. De acordo com os pesquisadores, os resultados foram positivos e o balanço deverá ser divulgado quando todas as etapas forem concluídas

Nenhum comentário:

Postar um comentário