MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vídeo mostra flagrante de omissão de socorro em hospital de SP

 

Hospital Vila Nova Cachoeirinha não recebeu paciente levado pelo Samu.
Secretaria da Saúde disse que tratamento foi 'incorreto e deselegante'.

Do G1 SP
Um vídeo feito por uma pessoa que estava na emergência do Hospital Estadual de Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, mostra um flagrante de omissão de socorro na madrugada desta quinta-feira (29). O hospital se recusou a receber um paciente levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado crítico.
Um idoso de 80 anos, viúvo e sem filhos, ligou para o Samu com crise de hipertensão, mas não passou da porta do hospital. As imagens mostram um atendente do Samu cobrando explicações de um médico, que não reponde. Ele diz: ”Posso confirmar que vocês não vão atender?”. Depois, o atendente procura a enfermeira. Ela responde: “Quem determina isso não sou eu, da enfermagem. É o médico, né? Não sou eu!”.
Uma atendente do Samu, que não quer ser identificada, contou o que aconteceu: "A enfermeira que estava lá falou que não iria atender, que estava fechado pro Samu. Eu saí, eles fecharam a porta na minha cara", disse.
"Mas você viu lá que o médico não confirmou? Você viu que ele está jogando nas costas de vocês? Ele não confirmou. Você viu? Então, acho que é loucura de vocês fazer isso", cobra o atendente. A porta é fechada.
A acompanhante de outro paciente não se conforma: "Deixar o paciente aqui fora!? Pelo amor de Deus! Isso é absurdo", diz. Ela então liga para a polícia. "Bateram a porta na nossa cara. Falaram que não tem médico, sendo que pegaram uns pacientes que estão dormindo lá na cadeira e colocaram tudo na emergência", afirma. Mas a polícia não apareceu.
À 1h30, a central do Samu deu uma nova orientação: a ambulância deveria levar o paciente para outro lugar. O idoso foi então levado ao Pronto-Socorro de Santana, também na Zona Norte de São Paulo, com hipertensão e crise respiratória agravadas.
Depois que tudo passou, a funcionária do Samu, acostumada a salvar vidas, desabafou: "Você se sente incapaz, se sente fraco, impotente, impotente, essa é a palavra. Sem poder fazer nada".
A direção do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha informou que, no momento da chegada da ambulância com o idoso, a equipe médica estava atendendo a dois casos de parada cardiorrespiratória e que os três pacientes chegaram quase simultaneamente. A direção afirmou que os profissionais do hospital foram "incorretos e deselegantes" com a equipe do Samu e que vai investigar o caso. O aposentado Lourenço Mendonça recebeu alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário