MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cavalos tomam banho na Praia do Carmo, em Olinda (PE)

 

Bichos deixaram fezes na areia e um deles tinha uma ferida aberta no dorso.
Além de infringir a lei, animais na praia trazem risco à saúde dos banhistas.

Do G1 PE
Um grupo de adolescentes foi flagrado dando banho em cavalos na Praia do Carmo, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, no último domingo (30). Sem se importar com os banhistas, eles cavalgaram pela areia e entraram no mar. Os animais deixaram a praia suja com fezes e um deles estava com uma ferida aberta no dorso.

O cozinheiro Rafael Carvalho levou a família para tomar um banho de mar e ficou indignado com o que viu: “Acho um absurdo. A gente vem para um dia de lazer e encontra um monte de gente com cavalo na praia. Não tem fiscalização”.

Os pescadores que ancoram os barcos na Praia do Carmo afirmam que trazer cavalos para o banho de mar já se tornou um hábito de um grupo de adolescentes e carroceiros. Eles disseram, ainda, que já houve até acidentes com crianças. “Um dia desses um cavalo deu um coice na barriga de uma criança, quase mata", contou um dos pescadores.

O pescador Walter Queiroz também diz ter presenciado vários incidentes. "Eles quebram jangadas, deixam fezes na beira da praia, colocam o cavalo para cima das crianças, é o maior perigo. Tem confusão direto aqui por causa dos cavalos”, relatou.

Em Pernambuco, a Lei da Praia regulamenta o uso da orla marítima em vários municípios, inclusive Olinda. Das 8h às 16h, é proibido levar o cão no braço, transitar ou permanecer com qualquer animal na faixa de areia. Aos sábados, domingos e feriados a medida abrange todos os horários.

Um dos rapazes que levou os cavalos sentiu-se à vontade para desrespeitar a legislação. “Para gente é tudo permitido. Todo mundo dá banho. Tem que dividir a praia para os cavalos e para o pessoal”, disse.

SAÚDE

Além de infringir a lei, levar animais à praia significa um risco à saúde da população. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Pernambuco, Sérgio Palma, pessoas que tomam banho na mesma água em que os animais podem pegar a piodermite, uma doença transmitida por bactérias, ou a pinéia, conhecida como impinge, que é transmitida por fungos e pelas feridas dos bichos.

Sérgio Palma disse, também, que outro risco para a saúde humana é a hepatite do tipo A, que pode ser transmitida pelo contato com as fezes do animal. A Prefeitura de Olinda informou que a população deve denunciar esses casos ao Centro de Vigilância Sanitária e Animal de Olinda, pelo número (81) 3301-5228.

Nenhum comentário:

Postar um comentário