MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Clima prejudica qualidade da cevada no Paraná

 

Colheita da cevada está terminando na região dos Campos Gerais.
Este ano, a safra deve ser maior, mas o clima afetou a qualidade do grão.

Do Globo Rural
Cerca de 70% da área cultivada com cevada já foi colhida. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná estima uma produção de 190 mil toneladas, nove mil a mais do que na safra passada. O aumento se deve principalmente ao crescimento da área, que expandiu 7%.
O produtor João Conrado plantou 550 hectares. Toda a produção será destinada à indústria de malte, produto usado na fabricação da cerveja. "Nós colhemos acima de quatro mil quilos por hectare um produto de excelente qualidade", conta.
Mas o início da colheita não foi tão animador, o resultado que estava saindo do campo chegou a assustar. O motivo de tanta preocupação foi o tempo.
Na região dos Campos Gerais foram registrados oito dias de chuva seguidos. O excesso de umidade acelerou o processo de germinação do grão da cevada, o que atingiu em cheio a qualidade do produto.
As áreas plantadas mais cedo foram as mais afetadas. Para que o produto seja aproveitado pelas cervejarias, o ideal é que ele tenha cerca de 95% de poder germinativo. Em alguns talhões, o grão colhido estava brotando, o que inviabiliza destiná-lo à indústria cervejeira.
A cevada descartada deve ser negociada pelos agricultores com as fábricas de ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário