MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Adeptos do candomblé pedem o tombamento da Pedra de Xangô

 

Trata-se de um monumento considerado sagrado pelos religiosos.
Uma construtora estaria querendo implodir a pedra, que fica em Salvador.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Representantes do candomblé fizeram um protesto nesta quarta-feira (2), em Salvador, ao lado da Pedra de Xangô, monumento considerado sagrado pelos religiosos. Eles querem o tombamento da pedra, que fica no bairro de Fazenda Grande II.
Pela manhã, pessoas ligadas ao candomblé foram ao local limpar a pedra. Emocionadas, elas cantaram para pedir o tombamento da pedra.
Segundo Mãe Iara D'Oxum, o projeto de tombamento já foi enviado ao Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia). Ela conta que uma empresa planeja implodir a pedra para construir um prédio.
“A nossa reivindicação, do povo de santo, do afrodescendente, é pela preservação da nossa história, pela preservação do nosso meio ambiente, pela preservação desse grande altar”, pontua Mãe Iara D'Oxum.
A Pedra de Xangô é um monumento sagrado do candomblé, onde são feitas oferendas. Os mais velhos contam que durante a escravidão, os negros que tentavam escapar usavam as aberturas que a pedra tem para se esconder.
O Ipac informou que recebeu terça-feira (1) uma solicitação da Fundação Pedro Calmon para o tombamento da Pedra de Xangô e vai analisar o pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário