MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Agricultores do sertão de PE receiam ficar sem o Garantia Safra

 

Por causa da seca, eles perderam quase toda a produção.
Ministério do Desenvolvimento Agrário não reconhece os prejuízos.

Do Globo Rural
Maria José, agricultora de Sertânia, no sertão de Pernambuco, está terminando a limpeza da área para começar em breve a plantar novamente milho e feijão. No primeiro semestre deste ano, ela diz que só teve perdas por causa da estiagem. O Garantia Safra seria um auxílio importante, mas Maria José está com receio de ficar sem o benefício.
Outro município do sertão de Pernambuco que está com o mesmo problema é Petrolina. A informação recebida foi que o Garantia Safra não será pago este ano, notícia que deixou preocupados os agricultores do distrito de Rajada.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário informa que o município de Petrolina não seria contemplado com o benefício porque não ficou confirmada a perda agrícola igual ou superior a 50%, o que impede o pagamento. De acordo com a prefeitura, o governo federal tem como base, dados de análises meteorológicas, números de comercialização de produtos e informações do IBGE.
O que está faltando é um acordo sobre os critérios. Quanto à medição da chuva, o Ministério usa a média do município como um todo, não leva em conta as diferenças de uma área para outra. Os técnicos do IPA, o Instituto Agronômico de Pernambuco, atestam as perdas locais e para eles houve, sim, perdas significativas em Sertânia, por exemplo.
No Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, a secretaria de Agricultura Familiar informa que as divergências em relação ao seguro são comuns. Os técnicos recusam os laudos dos municípios quando discordam de pontos do relatório, nos casos em que não há, por exemplo, evidências de perdas de 50% de perdas na plantação.
Uma reavaliação da situação dos municípios de Sertânia e Petrolina será realizada e o Ministério pode decidir sobre os pagamentos até a semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário