MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aumento no preço do café conilon tem relação direta com os estoques

 

Preço estabilizou, mas nos últimos dois meses alta foi significativa.
Aumento no período foi em torno de 16%.

Do Globo Rural
O preço da saca do café conilon saiu de R$ 225 em média no mês de outubro para R$ 265, um aumento em torno de 16% em menos de dois meses.
Luíz Antônio Polesi, presidente do Centro do Comércio do Café em Vitória, Espírito Santo, explica que uma série de fatores explica a alta.
"Os estoques internacionais estão baixos, o consumo mundial vem crescendo cerca de 1,5%. O conilon vem sendo usado nas misturas, nos blends, índice que já foi em torno de 30%, cresceu para 40% e hoje chega a 50%. A indústria nacional demanda fortemente pelo conilon, sobretudo para a fabricação do solúvel. Além disso, as exportações em 2011 no Espírito Santo bateram recorde. O ano passado, o estado exportou em torno de 1,80 milhão de sacas e até o final do ano esse número deve chegar a 2,5 milhões de sacas".
Os estoques devem estar com cerca de 30% do que foi colhido, tem produtor que ainda prefere aguardar para obter uma renda maior ainda.
O Espírito Santo é o estado que mais produz café conilon no país e o segundo maior produtor do mundo, ficando atrás apenas do Vietnã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário