MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de novembro de 2011

Baixo estoque de sangue pode suspender cirurgias no Amazonas

 

Hemoam convoca doadores para regularização de estoque.
Fundação fica localizada na Avenida Constantino Nery, Zona Oeste.

Do G1 AM
Doar sangue é salvar vidas. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Estoque de sangue no Hemoam é considerado
crítico. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O baixo estoque de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Avenida Constantino Nery, Zona Oeste de Manaus, pode suspender cirurgias marcadas em Manaus. A informação é do diretor-presidente em exercício, Rodrigo Leitão.

De acordo com Leitão, a Fundação Hemoam convoca doadores de sangue para regularização de estoque desde o dia 28 de outubro. Segundo ele, houve redução no número de comparecimentos ao longo do mês, o que afetou o estoque de todos os tipos e coloca a equipe em alerta.  “Precisamos repor o estoque para continuar atendendo à rede hospitalar do Amazonas. Se o movimento não for normalizado, há risco de suspensão de cirurgias marcadas”, informou.

O sangue doado no Hemoam, segundo o departamento de comunicação da Fundação, é processado e encaminhado para todas as unidades hospitalares públicas do Amazonas e boa parte das particulares. O material coletado de uma pessoa pode ajudar até três pessoas a superar fases difíceis de tratamentos de câncer e outras doenças, além da utilização também em cirurgias.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 67 anos e boa saúde. É importante ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário