MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Codecon notifica cinco restaurantes e uma cafeteria de Salvador

 

Sesp cita restaurantes notificados como lugares de 'luxo'.
Responsáveis de alguns restaurantes negam notificação.

Do G1 BA
Seis estabelecimentos que comercializam alimentos em Salvador foram notificados durante uma fiscalização da Defesa do Consumidor (Codecon), realizada entre os dias 8 e 9 de novembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção a Violência (SESP), que coordena a Codecon, uma cafeteria e cinco restaurantes foram autuados por mau acondicionamento de alimentos e uso dos mesmos fora da data de validade.

Os restaurantes são considerados pelo órgão de fiscalização como locais de luxo. O Soho, e Oui, localizados na Avenida Contorno, foram autuados por servir aos clientes alimentos fora da validade. O restaurante Oui, também na Avenida Contorno, o restaurante do Hotel Pestana e do Othon Palace, de acordo com a Codecon, foram notificados também por mau acondicionamento dos alimentos, além de armazená-los fora do prazo de validade.

O Soho, Lafayete e Oui informaram que os responsáveis pelos estabelecimentos só estão no local em horário comercial e que não havia ninguém para comentar o assunto na noite desta quinta-feira (10). Em entrevista ao G1, o assistente de alimentos e bebidas do Bahia Othon Palace, Elival Coelho, informou que acompanhou a inspeção feita por técnicos da Codecon e disse que as informações passadas pelo órgão não são verdadeiras.
"Não procede, muito pelo contrário, nosso material é acompanhado por duas nutricionistas e vêm de fornecedores confiáveis. Temos um público exigente o ano inteiro e um cuidado com a compra, manuseio, armazenamento dos alimentos e treinamento da equipe. Eles [os fiscais] chegaram e encontraram tudo dentro da data de validade, guardado corretamento. Não recebemos notificação", defende.

Uma das sócias da cafeteria do Ondina Apart Hotel, Tatiana Oliveira, também desmente a versão da Codecon, e diz que o estabelecimento foi notificado por não possuir etiquetas com a data de validade em alguns alimentos. "Essa informação está errada. Recebemos uma notificação alertando que havia produtos com data de vencimento ilegível. Foi um alerta, não houve multa. Os produtos estavam ensacados e guardados no freezer, a água apagou a data de vencimento, mas apresentamos notas fiscais que comprovam que todos estavam dentro do período de validade", informou.

O restaurante do Hotel Pestana, no Rio Vermelho, se posicionou através da assessoria, que por telefone informou que "a vistoria foi feita e não foi encontrado nenhum alimento vencido ou mau acondicionado no estabelecimento". O restaurante também não recebeu notificação e fez um pedido de retratação junto a Codecon, segundo informações da assessoria do estabelecimento.

Em nota enviada sobre a fiscalização, a Codecon, através da Sesp, o secretario Marcelo Abreu informa que as fiscalizações vão continuar e que "os restaurantes de classe nem sempre oferecem produtos e serviços com a qualidade estabelecida pelas leis de proteção ao consumidor ou que justifiquem os altos valores cobrados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário