MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

‘Concurseiros’ procuram academias em Uberaba para ganharem preparo

 

Provas de concursos exigem esforço e podem ser decisivas, dizem.
Donos de academias e personais comemoram busca de profissionais.

Luiz Vieira Do G1 Triângulo Mineiro
Personal trainer é uma das opções para auxílio no preparo físico (Foto: Luiz Vieira/G1)Personal trainer é uma das opções para auxílio
no preparo físico (Foto: Luiz Vieira/G1)
Prestar um concurso público não é uma tarefa nada fácil. Para vencer os concorrentes e conseguir melhores resultados é preciso muito estudo, mas em alguns casos um bom preparo físico pode contar pontos. Isso quando o concurso conta com prova física. Em Uberaba, as academias já estão de olho nesse mercado. Segundo donos de empresas na cidade, o movimento aumenta em pelo menos 20% antes das etapas de prova.
Segundo o empresário e personal trainer, Gustavo Delfino Assunção, os ‘concurseiros’ estão cada vez mais atentos às provas físicas. Tanto as matrículas para aulas no salão ou mesmo de personal trainer aumentam o movimento na academia em pelo menos 20% nos meses que antecedem a prova. “No caso das aulas de personal os alunos trazem o edital e com base no que será cobrado na prova fazemos uma planilha de treino. Os treinos são todos acompanhados de perto e vamos cobrando para melhorar o desempenho físico do aluno. Mas o concurseiro precisa procurar as aulas com antecedência. São pelo menos dois meses de treino para conseguir resultado”, afirmou.
Para quem quer um treino personalizado é preciso investir. De acordo com Gustavo Delfino, os pacotes podem variar entre R$400 e R$500. São três treinos diários com o instrutor e outros quatro durante a semana programados pelo professor, ou seja, exercício físico durante toda a semana. Já para aqueles que não podem gastar tanto, as aulas no salão de musculação também são programadas conforme o edital. Nestes casos o resultado depende inteiramente da persistência do aluno.
Para o educador físico, Juliano Gonçalves, a procura pelas academias para ajudar nos resultados dos concursos já é de fato uma realidade. Ele informou que a procura por treinos recomendados por edital de concurso é responsável por pelo menos 5% do movimento nas academias no fim e no início do ano, datas em que geralmente são realizadas as provas. “O trabalho é detalhado, precisa ficar atento ao edital para montar a ficha dos alunos. Geralmente esse grupo específico busca a academia com dois meses de antecedência para conseguir preparo. Muitos no final ainda unem os treinos às aulas com um personal trainer”, ressaltou.
Também educador físico, Gabriel Cherim, disse que os alunos pedem treinos para reforçar os exercícios que encontram maior dificuldade. “Segundo os alunos, os vilões dos exercícios cobrados nos concursos são o teste de corrida e as provas de barra, onde o atleta precisa levantar o próprio peso diversas vezes para melhorar a pontuação”, explicou.
Ainda de acordo com ele, a corrida é uma das dificuldades, pois geralmente exige que o atleta corra uma certa distância em um tempo determinado. “Mesmo para quem tem preparo é complicado, sedentários, então, nem se fala. Já as provas de barra exigem força, muitos com anos de academia não conseguem fazer o exercício por muito tempo. Nesse caso trabalhamos os músculos das costas”, completou.
Mônica Manhezzo resolveu investir em um treino personalizado para garantir resultados melhores na prova física. A fisoterapeuta concorre em um concurso para oficial técnico temporário do Exército Brasileiro. Conforme o edital, a prova física para as mulheres exige que a participante corra 1,6 quilômetros em 12 minutos, além de uma quantidade de abdominais e flexões sem tempo limite para a execução do exercício.
Mesmo com 24 anos e já com pouco preparo físico, ela irá fazer o temido teste físico em janeiro e começou há uma semana as aulas de personal trainer orientadas pelo edital do concurso. “Acredito que a prova não seja difícil, mas com esse treino tenho mais chances. Estou aprendendo a fazer os abdominais da maneira correta e ganhando resistência para ter um desempenho melhor na prova. Acho que grande parte das pessoas é eliminada nos concursos durante os testes físicos. Não é só pensar na teoria, é preciso esse tipo de preparo em alguns concursos”, afirmou a fisioterapeuta.
Mas se engana quem pensa que é só em concurso do Exército que precisa ter preparo. Quem quer entrar na Guarda Municipal de Uberaba também precisa. O músico Leonardo Lamboglia foi um dos que buscou a ajuda de um personal para enfrentar as provas. Ele disse que já tinha treino, que tinha o hábito de ir sempre à academia, mas achou que era preciso fazer treinos mais específicos, pois o concurso exigia na prova física testes na barra.
Foram quase dois meses de treino até que o músico estivesse preparado para os 2,4 quilômetros de corrida em 12 minutos e para os exercícios de barra, considerados os mais difíceis da prova. “O exercício de barra é um dos mais complicados da prova. Quanto mais você consegue fazer, maior a pontuação. Antes do treino fazia apenas uma ou duas vezes, no final consegui fazer dez barras”, concluiu. Leonardo Lamboglia foi aprovado no concurso e atualmente passa pelo Curso de Formação da Guarda Municipal, que dura cerca de 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário