MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Crânio de 126 mil anos tem primeiro registro de violência entre humanos

 

Ferimento foi causado por pancada feita com objeto pesado.
Vítima sobreviveu, mas precisou de ajuda de outros.

Do G1, em São Paulo
Cientistas descobriram indícios do que pode ser o mais antigo registro de violência entre seres humanos em um crânio de 126 mil anos encontrado na China. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a PNAS.
Detalhe do pedaço amassado do crânio de 126 mil anos (Foto: University of the Witwatersrand)Detalhe do pedaço amassado do crânio de 126 mil anos (Foto: University of the Witwatersrand)
O pedaço de osso apresenta uma lesão parecida com a que ocorre quando a cabeça recebe uma pancada forte com um objeto pesado.
Não é possível saber se o ferimento foi um acidente ou intencional, mas, segundo os pesquisadores, há uma boa chance de que tenha sido mesmo causado por outro humano.
A lesão de 14 mm mostra a depressão de um pedaço do crânio e a cicatrização que ocorreu a seguir. Isso indica que a vítima sobreviveu ao ataque. De acordo com os cientistas, ela teria precisado de apoio e cuidados de outros humanos para poder se recuperar de um ferimento como esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário