MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cristiano Ronaldo brilha, e Portugal vai à Euro com goleada sobre Bósnia

 

Craque do Real Madrid marca duas vezes e tem grande atuação nos 6 a 2 no Estádio da Luz. Gajos se juntam a Irlanda, República Tcheca e Croácia

Por GLOBOESPORTE.COM Lisboa
 
Cristiano Ronaldo aguentou as críticas, muitas delas merecidas, por não repetir com a seleção de Portugal as atuações que o colocaram como um dos melhores jogadores do mundo no Manchester United e, há dois anos, no Real Madrid. Mas ao menos nesta terça-feira ele tem motivos para se vangloriar: com dois belos gols e uma grande atuação, o atacante foi o grande nome da goleada por 6 a 2 sobre a Bósnia, no Estádio da Luz, que classificou os lusos para a Eurocopa de 2012 após um empate sem gols na última sexta.
cristiano ronaldo bosnia x portugal (Foto: AP)Cristiano Ronaldo é abraçado durante comemoração: craque ajudou Portugal a garantir vaga (AP)
Apesar do placar, os donos da casa passaram por alguns momentos de tensão quando venciam por 3 a 2. Àquela altura, o capitão já havia marcado seus gols, com Nani ampliando em um chutaço. Misimovic, em pênalti polêmico, e Spahic, em impedimento, anotaram para os visitantes. Com um a mais em boa parte da etapa final, no entanto, a equipe do técnico Paulo Bento aproveitou sua superioridade e selou o placar, com dois tentos de Hélder Postiga e um de Miguel Veloso.
O resultado faz Portugal repetir as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, quando bateu o mesmo adversário em dois confrontos e foi à África do Sul. Desta forma, os lusos se juntam a Irlanda, República Tcheca e Croácia para o sorteio da competição na Polônia e Ucrânia, que será realizado no dia 2 de dezembro.
Portugal abre vantagem com golaços
Os primeiros minutos de Portugal foram conforme a cartilha sugere para quem corre atrás do resultado. Os donos da casa marcaram à frente e ocuparam por boa parte do tempo o campo ofensivo. Tudo isso com um futebol agressivo, mas sem precisar da falta de classe do zagueiro Pepe.
Acuada, a Bósnia sofreu principalmente na primeira metade. Foi quando os lusos abriram boa vantagem no marcador. Logo aos cinco, Cristiano Ronaldo chutou da entrada da área e obrigou Begovic a espalmar. Raul Meireles, em impedimento, quase abriu o placar. Dois minutos depois, o atacante do Real Madrid cobrou falta de uma distância ainda maior ao seu estilo. Forte e rasante, a bola morreu no fundo das redes.
Coadjuvante de luxo, Nani foi o autor de um chute ainda mais impressionante. Aos 24, ele recebeu na intermediária e arriscou de longe. Um petardo que encobriu o goleiro bósnio e deixou Paulo Bento um tanto mais calmo no banco de reservas.
A Bósnia demorou, mas reagiu. Aos 33, Dzeko atingiu a trave antes de o árbitro alemão Wolfgang Stark assinalar sua condição ilegal. O juiz voltaria a aparecer na sequência, aos 40, quando marcou pênalti polêmico de Coentrão, que tocou a bola com a mão ao pular. Misimovic não perdoou e manteve as esperanças dos visitantes.
nani bosnia x portugal (Foto: AP)Nani acertou um chutaço de fora da área e colocou os gajos em vantagem no primeiro tempo (Foto: AP)
Cristiano Ronaldo decide, e Portugal goleia até a arbitragem
O gol animou a Bósnia, que voltou para a etapa final determinada a sufocar os portugueses. Mas, ao mesmo tempo, deixou que a velocidade do ataque rival decidisse. Aos oito, João Moutinho lançou com perfeição Cristiano Ronaldo, que driblou Begovic e tocou com classe para o fundo das redes.
Não bastasse a desvantagem no placar, os bósnios ainda tiveram Lulic expulso no minuto seguinte, ao reclamar veementemente pela não marcação de um impedimento – que não existiu. O atacante Dzeko, grande nome da equipe, foi um dos que mais se revoltou com o companheiro ao empurrá-lo antes de deixar o campo.
A vida de Portugal poderia ter sido mais fácil se o árbitro não ignorasse um pênalti aos 15 minutos, quando Papac cortou um drible de Cristiano Ronaldo com as mãos. Os donos da casa pressionavam, mas acabaram sofrendo o segundo em outro lance polêmico. Aos 20, Spahic recebeu na grande área em impedimento e descontou.
A superioridade numérica e o futebol, porém, continuavam favorecendo Portugal. Ao invés do nervosismo, os mandantes tiveram paciência para furar a defesa e garantir a vaga. Aos 26, Ruben Micael viu Hélder Postiga com espaço e o atacante ampliou.
Houve tempo ainda para Miguel Veloso e novamente Helder Postiga selarem a goleada em linda cobrança de falta, aos 34, e uma certeira cabeçada, aos 36. Apesar dos sustos iniciais, a noite é de muita festa na Terrinha. E esperança de uma boa campanha na Polônia e Ucrânia sob a batuta de Cristiano Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário