MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CRM interdita hospital e unidade de saúde em cidade da Paraíba

 

Unidades já haviam sido vistoriadas, mas problemas não foram resolvidos.
Secretaria de Saúde informa que há projeto para sanar irregularidades.

Do G1 PB
O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizou a interdição ética da sala de cirurgia do Hospital e Maternidade Maria do Carmo Monteiro Borges e a Unidade Básica de Saúde (UBS), ambos localizados no Centro da cidade de Pilar. Com a interdição ética, os médicos ficam impedidos de trabalhar devido às más condições de atendimento. A visita aconteceu na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, os dois locais já haviam passado por vistorias anteriores, mas nenhuma das pendências foi solucionada.
Segundo ele, foram identificados diversos problemas no hospital, sendo os mais graves na sala de cirurgia. O local não teria equipamentos adequados para os procedimentos cirúrgicos, como desfibrilador, além condições inadequadas de esterilização e medicamentos vencidos. “Verificamos também que não há médicos nas terças e quartas-feiras das 7h às 19h, vários problemas de manutenção, acúmulo de vegetação nas dependências do hospital e falta de proteção para evitar o acesso de animais na parte de trás do prédio”, destacou o diretor de Fiscalização CRM-PB.
Eurípedes disse que o hospital havia sido inspecionado em agosto de 2010, mas nenhuma das recomendações teria sido cumprida. A diretoria da unidade hospitalar foi informada que, se nos próximos dias os problemas não forem resolvidos, o CRM-PB, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PB) irão interditar todas as dependências do hospital.
UBS de Pilar
Durante a fiscalização também foi interditada uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A visita contou com a participação do promotor de Justiça Aldenor de Medeiros Batista, além de representantes do Coren-PB e do CRF-PB.
Segundo Eurípedes Mendonça, a unidade apresenta vários problemas, como a falta de privacidade nas consultas, mau cheiro em função de um curral localizado no terreno ao lado e falta de acessibilidade e banheiros. “Esta USB está em condição difícil. O ventilador utilizado no consultório médico é emprestado por uma vizinha que mora na residência ao lado da unidade. No momento da fiscalização, fomos surpreendidos por cinco maribondos dentro do consultório. Não há condições de atender sem privacidade, com mau cheiro e ainda com a presença de insetos”, destacou o diretor de Fiscalização do CRM-PB.
A Secretaria de Saúde do município informou que já existe um projeto de reforma para a UBS, onde constam as soluções para os problemas citados pelo CRM. Segundo a secretaria, a estrutura do prédio é boa e todas as salas possuem portas, ou seja, há privacidade nas consultas.

Em relação ao Hospital e Maternidade Maria do Carmo Monteiro Borges, o secretário de Saúde Josemar Ferreira da Silva explicou existe um projeto para resolver as pendências no que diz respeito aos equipamentos necessários para procedimentos cirúrgicos. Com relação aos medicamentos vencidos, ele defendeu que seriam apenas três ampolas cuja data de validade era até o dia 30 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário