MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cuiabanos antecipam visitas a jazigos para evitar tumulto no dia de Finados

 

Cemitérios de Cuiabá devem receber cerca de 85 mil pessoas no feriado.
Cuiabanos enfrentaram calor de 33ºC para homenagear parentes mortos.

Ericksen Vital Do G1 MT
Idosa no cemitério de Cuiabá (Foto: Ericksen Vital / G1 MT)Em Cuiabá, idosa de 79 anos reza pela mãe morta há 61 anos. (Foto: Ericksen Vital / G1)
Centenas de pessoas visitaram os principais cemitérios de Cuiabá nesta terça-feira (1º), véspera do feriado de Finados, que tradicionalmente é celebrado no dia 2 de novembro em todo o Brasil. Na capital do estado, os cuiabanos enfrentaram o calor de 33ºC para homenagear os mortos antecipadamente e evitar o tumulto do feriado.
Há 61 anos, a aposentada Laudelina da Silva, de 79 anos, visita o túmulo da mãe no Cemitério da Piedade - o mais antigo da capital - antes do feriado oficial. “Todos os anos eu prefiro vir visitar o túmulo da minha mãe no Dia de Todos os Santos. Assim eu que consigo rezar com mais tranquilidade. No dia de Finados vai ter muita gente e as velas acesas deixam o cemitério muito quente”, comentou.
A preocupação de Laudelina com o aumento do fluxo de pessoas no cemitério é justificável. De acordo com o gerente da Central de Serviços Funerários de Cuiabá, Sales Lourenzo, cerca de 85 mil pessoas devem visitar os sete cemitérios públicos da capital no dia de Finados. Só no Cemitério da Piedade estão sendo esperadas cerca de 10 mil pessoas no feriado. O cemitério localizado no centro da cidade, o mais antigo da cidade, foi criado em 1864 e possui 3.200 túmulos.
Mulher vendedora (Foto: Ericksen Vital / G1 MT)Vendedora diz que vende flores há 12 anos durante
feriado (Foto: Ericksen Vital / G1)
Enquanto muitas pessoas vão visitar os parentes, os comerciantes lotam as portas dos cemitérios e aproveitam para ganhar algum dinheiro nesta época do ano. A vendedora Lidiane Azevedo diz que o comércio de velas e flores artificiais é bom na véspera do feriado.
“Vendemos mais na véspera porque o dia é mais calmo. No dia do feriado, aumenta muito o número de ambulantes, que ficam gritando o tempo todo. Por isso, nosso melhor dia de vendas é hoje”, explicou Lidiane. Ela trabalha durante o ano como vendedora de imóveis usados e há 12 anos vende produtos nos feriados de Finados.
Para receber os familiares, a Prefeitura de Cuiabá e as administrações dos cemitérios firmaram uma parceria para limpar os túmulos e jazigos. “Intensificamos os trabalhos de limpeza dos cemitérios nos últimos 15 dias e no dia do feriado vamos ter mais de 60 pessoas espalhadas nas unidades distribuindo flores para as pessoas”, declarou o gerente da Central de Serviços Funerários.
Laudenina, que enfrentou calor nesta terça-feira, lembrou uma tradição religiosa entre os cuiabanos. “Quase todo o ano costuma chover no dia de Finados. Acredito que os bons espíritos estejam abençoando os familiares”, concluiu.
Cemitério da piedade em Cuiabá (Foto: Ericksen Vital / G1 MT)Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo Cemitério da Piedade. (Foto: Ericksen Vital / G1)

Um comentário: