MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cultura da batata movimenta economia de Cristalina, em GO

 

Raiz é importante fonte de renda para pequenas famílias da região.
Na terceira safra, Goiás é o principal produtor nacional de batata.

Do Globo Rural
A colheita está em fase final na fazenda San Martin, no município de Cristalina, em Goiás, onde o produtor planta batata há quase 20 anos em uma área de 900 hectares. A produtividade no lugar se destacou nesta safra. Enquanto a média brasileira é de 25 toneladas por hectare, o rendimento da lavoura chegou a 40 toneladas. A explicação vem do clima, que teve um inverno com pouca chuva e temperaturas amenas.
"A batata precisa do frio para que cresça e se torne um tubérculo. Em Cristalina nós temos uma média de clima anual em torno dos 22ºC”, explica João Gruber, gerente da fazenda.
O cultivo gera 2,5 mil empregos e atrai trabalhadores tanto da região quanto de estados como Piauí, Maranhão e Paraíba. O trabalhador rural Antônio Francisco da Silva deixou o Maranhão para trabalhar na colheita em Goiás. Por mês, ele chega a receber quase R$ 1,5 mil. "É um serviço que eu gosto de fazer e que proporciona uma renda boa”, avalia.
Boa parte da economia do município de Cristalina gira em torno da cultura da batata. “Hoje, conosco trabalham 20 caminhões, ou seja, são mais de 20 famílias que sobrevivem da cultura da batata e acabam gerando emprego também nas lojas de peças, postos de gasolina e setor de serviços do município”, diz Gruber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário