MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Décimo terceiro salário pode ajudar devedores a pagar contas atrasadas


 

Em Pernambuco, 500 mil pessoas estão com o nome sujo no SPC.
Se sobrar dinheiro, economista sugere o investimento financeiro.

Do G1 PE
 Até dezembro de 2011, o pagamento do 13º salário deve injetar cerca de R$ 118 bilhões na economia brasileira, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Pernambuco vai receber 18,12% desse montante e o pagamento da primeira parcela deve ser feito até o dia 30 deste mês. Especialistas ouvidos pela reportagem do NETV e do G1 recomendam aos trabalhadores que aproveitem esse dinheiro para quitar as dívidas.

Só em Pernambuco, 500 mil pessoas estão com o nome sujo no Serviço de Proteção ao Crediário (SPC), de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Recife). O aposentado Enoque Santino Marques faz o possível para ficar fora dessa lista de maus pagadores, porque ele não quer perder crédito na praça. “É importante estar limpo no SPC para eu poder fazer as compras que eu quiser”, disse.
De acordo com a CDL, 63% dos que estão com o nome no SPC têm entre 21 e 40 anos de idade. O desemprego é apontado como principal motivo da inadimplência, com 34% dos casos. Depois vem a falta de planejamento financeiro (29%) e as fianças feitas a amigos ou parentes que deixam de pagar prestações.
Para boa parte dos endividados no comércio, o fim do ano é a época certa de recuperar o crédito. “Já está chegando o momento do cliente devedor quitar seus débitos, pois ele tem como parcelar os pagamento e planejar as compras de dezembro”, falou o presidente da CDL- Recife, Eduardo Catão.
Mas para escapar de vez da inadimplência é preciso saber qual dívida pagar primeiro. Os economistas recomendam dar prioridade às do cartão de crédito e às do cheque especial, que têm os maiores juros do mercado: variam de 200 a 400% ao ano.
A bola de neve dos juros de cartões de crédito e cartões de loja é comum a 45 % dos endividados, segundo a CDL. Ao renegociar a dívida, é possível conseguir um bom desconto sobre o valor cobrado. “Quando o devedor tiver como pagar efetivamente a dívida, ele deve procurar o credor e tentar conseguir um abatimento nos juros e um alongamento dos prazos”, explicou o economista Rodolfo Guimarães.
Se sobrar dinheiro...Para quem quitar as dívidas e ainda conseguir fazer uma reserva, o economista José Fernandes aconselha o investimento financeiro. “Quem tem renda pequena, pode colocar qualquer valor na poupança, que não tem incidência de imposto de renda, e o dinheiro pode ser sacado na hora que quiser. Já os grandes poupadores podem diversificar as aplicações em fundos de renda fixa, que rendem mais a longo prazo”, disse.
Esse é o caso da engenheira civil Maria Carolina Valente. “Fim de ano a gente ganha mais porque também gasta mais. Se sobra, gosto de comprar presente para toda a família e também coloco uma parte do dinheiro na caderneta de investimento do meu banco, assim posso usar em alguma emergência”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário