MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dez cidades do Amazonas devem receber verba para combate à dengue

 

Ao todo, 989 municípios em todo o país deverão receber os recurso.
Mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas com a ação.

Andrezza Lifsitch Do G1 AM
Agente faz vistoria em residência  (Foto: Reprodução/TV Globo Nordeste)Agente faz vistoria em residência
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Dez municípios do Amazonas estão na lista do Ministério da Saúde (MS) para receber recursos financeiros para ações de combate à dengue. De acordo com o MS, as cidades selecionados para receber o incentivo financeiro de 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde têm até dia 15 de dezembro, para apresentar o plano de qualificação das ações de prevenção e controle da dengue. No Amazonas, os recursos chegam a  mais de 2 milhões.

De acordo com diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, os dez municípios amazonenses foram selecionados pelo Ministério da Saúde com base em indicadores de alta populacional, números de infestação, ocorrência de casos de dengue nos últimos cinco anos e potencialidade dos municípios desenvolverem epidemia da doença.

Segundo Albuquerque, 30 cidades do Amazonas apresentam risco de desencadear uma epidemia de dengue. "O Ministério trabalha com essas dez cidades, mas a FVS desenvolve ações em 30 municípios considerados prioritários e que têm a presença do vetor com maior ou menor densidade. Há também a questão do movimento populacional para a capital por isso, realizamos monitoramento nessas locaidades, juntamente com o LIRAa [Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti]", disse.

Ao todo, 989 municípios em todo o país deverão receber os recursos. A previsão do Ministério da Saúde que é 100 milhões de pessoas serão beneficiadas com as medidas de controle e prevenção da dengue.

Para receber os recursos, segundo o MS, os municípios selecionados devem cumprir metas como garantir quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantia de cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; a adoção de mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realização do LIRAa, entre outras. O Amazonas fixou data para o envio dessas informações até o dia 16 de novembro.
Veja a lista de municípios previstos para receber incentivos no Amazonas:

Coari - 102.712,33
Iranduba - 71.702,00
Itacoatiara - 97.220,89
Manacapuru - 105.479,25
Manaus - 2.135.238,15
Parintins -  116.615,97
Presidente Figueiredo - 83.797,55
São Gabriel da Cachoeira - 69.886,42
Tabatinga - 65.486,81
Tefé - 79.533,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário