MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Duas faculdades do ES estão entre as piores do país, em índice do MEC

 

Índice Geral de Cursos (IGC), do MEC, avalia faculdades.
38 instituições estão abaixo da média; Uma conseguiu índice máximo.

Do G1 ES
No Espírito Santo, 38 instituições de ensino superior ficaram abaixo da média no Índice Geral dos Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (17). O índice diz respeito à qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.
Segundo o ministério, o resultado é obtido com uma média das notas dos cursos de graduação de cada instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2010. Dentre as 38, duas estiveram entre as nove com as piores avaliações do Brasil. A Faculdade Nacional (Finac), em Vitória, que ficou com 0,93 de média, e a Faculdade de Comunicação Pitágoras, em Guarapari, Grande Vitória.
O diretor da Finac, Egisto Nicoletti, afirmou que a nota obtida pela instituição foi uma repetição da nota obtida no ano passado. "Nossos alunos não fizeram a prova neste ano, porque a gente faz de três em três anos. Por isso, nossa nota fica como a repetição da última prova. A situação não preocupa justamente por isso. Acredito que o Enade também deveria ter mais atrativos para os alunos, em vez de trazer compensações para as universidades, pois assim eles teriam mais ânimo para fazer a prova", diz.
A Faculdade de Comunicação Pitágoras de Guarapari comunicou que a nota obtida no IGC (Índice Geral de Cursos) foi calculada somente para o curso de Publicidade e Propaganda, que não participou do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2010. Então, a nota do IGC divulgada nesta quinta-feira é apenas uma reprodução do resultado anterior por não haver nenhum outro curso avaliado e não reflete o cenário da graduação, segundo a faculdade.
Aprovadas
Em todo o estado, 32 instituições ficaram com a nota acima de 3. Entre elas, 26 com índice 3, cinco com índice 4, e uma com o índice máximo de 5, a Fucape, em Vitória.
Nacional
De 1.828 instituições de ensino superior que obtiveram nota em avaliação do Ministério da Educação, 683, ou 37,3% ficaram abaixo da média no Índice Geral de Cursos (IGC). Do total, 9 instituições, 0,49%, tiveram nota 1 e 674, 36,8%, ficaram com nota 2. O maior grupo ficou na nota média 3, com 985 (53,9%). Outras 131 intituições (7,16%) obtiveram média 4, e um total de 27 universidades e faculdades conseguiram a nota máxima 5, correpondente a 1,47% das instituições que obtiveram notas. A avaliação teve ainda 349 instituições que não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes nos cursos avaliados pelo Enade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário