MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2011

Empresa se especializa em decorar shoppings para o Natal

 

Decoração exige projeto, planejamento e profissionais capacitados.
Faturamento é de R$ 1,5 milhão com 20 projetos por ano.

Do PEGN TV
O Natal é a data mais rentável para o comércio. E a decoração natalina ajuda a alavancar as vendas. Uma empresa, no interior de São Paulo, se especializou na confecção de enfeites luminosos, árvores de Natal e guirlandas, para decorar shoppings e empresas em todo o país.

Nos shoppings de todo o Brasil, a decoração está por toda parte. É só andar pelos corredores para se encantar com a iluminação das árvores e o brilho de anjos e enfeites. E a decoração natalina para este ano tem novidades. Em um shopping de São Paulo, o público pode se divertir com um piano interativo de 6 metros de comprimento. Com um detalhe: as teclas ficam no chão. É só andar sobre elas que o piano toca.

A idéia foi tirada do filme Quero ser grande, e uma das principais cenas é quando Tom Hanks se diverte ao piano gigante numa fábrica de brinquedos em Nova York.

Decorar um shopping inteiro ou montar toda a fachada de um prédio ou de uma empresa não é uma tarefa simples. Exige projeto, planejamento e profissionais capacitados.

De olho neste mercado a empresária Silvia Doreto enxergou uma oportunidade de ganhar dinheiro. Há cinco anos, ela investiu R$ 50 mil para montar uma empresa especializada em decoração de Natal.

“Nós começamos numa casa, com 200 metros quadrados, mas não tinha a menor noção do que era. E nesse tempo a gente já mudou duas vezes. Nós ampliamos de 200 metros para 2.000 mil e estamos mudando agora para uma área muito maior, porque a gente tem é muito estoque, e porque são peças grandes”, diz Silvia Doreto.

Apesar de a data ser comemorada apenas em dezembro, o trabalho aqui não para. “A partir de fevereiro, março, estamos produzindo projetos. Vamos até meados de setembro, quando é o pico para a área de projetos. Parece para a gente que o Natal é amanhã, de tanto que se trabalha com o projeto nessa área”, diz a empresária Silvia Doreto.

A empresa fica em Valinhos, no interior de São Paulo. Faz, em média, 20 projetos de decoração por ano. E fatura R$ 1,5 milhão. São 20 funcionários. O trabalho começa no desenvolvimento do projeto. Depois que o cliente aprova a idéia, os aderecistas iniciam a montagem dos enfeites. A
maior parte do material vem da China - para baratear o custo de produção.

A fábrica também faz projetos só de iluminação de fachadas, com nomes ou desenhos feitos com luzes de LED.

A produção dos enfeites acontece o ano todo. Mas é nesta época que o trabalho dobra, para dar conta da demanda. E são muitos pedidos. Para ter uma idéia, em um ano a empresa monta 800 guirlandas e cerca de 700 árvores de natal. São modelos variados com decoração temática. O que vale é a criatividade.

“Existem algumas tendências mais coloridas para crianças. As empresas e hotéis, por exemplo, preferem cores como cobre, prata. Então a gente tem como valorizar de outra maneira, ficando elegante e requintado e sendo Natal da mesma forma”, afirma a empresária.

O preço varia conforme o tamanho do espaço que será decorado. Um projeto com enfeites e iluminação para a fachada de uma empresa, por exemplo, custa a partir de R$ 50 mil.
Todos os anos, a empresária investe em novos produtos. E traz para o Natal brasileiro o que é tendência no exterior. Com isso, garante sempre um bom crescimento para o negócio.

“2012 a expectativa é o crescimento de 15 a 20 %. Vamos contratar em torno de 10 a 15 % de funcionários também. Então, a expectativa é ótima.”

O shopping na capital paulista contratou a empresa de Silvia para fazer a decoração de Natal. Os corredores e a praça central foram enfeitados em outubro. O trabalho custou R$ 1 milhão. Um investimento alto com um objetivo bem definido: atrair clientes e aumentar as vendas.

O negócio é milionário. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, cerca de 800 shoppings espalhados pelo país devem gastar R$ 450 milhões este ano com decoração. “Já está incentivando as compras de Natal, os presentes. Eu acho que o clima já se torna propício para o presente”, afirma Soraia Souza, gerente de loja.

A expectativa de faturamento não poderia ser melhor. As vendas devem crescer 14% no período. A informação é da Associação Brasileira de Shopping Centers. “Grandes eventos acontecendo, Copa do Mundo, Olimpíada. O nível de emprego no Brasil continua muito bom, a massa salarial continua muito boa. Então o comércio varejista deve continuar com um ritmo aquecido”, sugere Adriana Colloca, superintendente da entidade.

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