MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

EPIDEMIA DE MENINGITE AMEAÇA A BAHIA

Na BA, homem morre de meningite meningocócica, outro está internado

Casos aconteceram em Amargosa, a 235 km de Salvador.
Homem está internado na UTI do hospital Roberto Santos, na capital.

Do G1 BA
A secretaria de saúde do município de Amargosa, a 235 km de Salvador, confirmou na tarde desta quinta-feira (24) a morte de um homem de meningite meningocócica. De acordo com informações da secretária de saúde interina, Aline Laranjeira, um outro homem também foi diagnosticado com a doença e está internado no hospital Roberto Santos, na capital. De acordo com ela, esses foram os primeiros casos da doença neste ano no município.
A vítima fatal deu entrada no Hospital Municipal da cidade na segunda-feira (21), foi medicado e logo em seguida foi a óbito. O outro homem diagnosticado deu entrada no mesmo hospital no sábado (19), foi medicado e como não apresentou melhoras, foi encaminhado para Salvador.

“Quando nós medicamos o paciente e ele não teve melhoras, encaminhamos logo para Salvador. No hospital Roberto Santos ele foi diagnosticado com meningite meningocócica. Seu quadro de saúde é estável, embora ele permaneça na UTI”, explicou Laranjeira. Ela disse ainda que após confirmação da meningite no paciente que está internado em Salvador, a equipe médica detectou a doença no paciente que deu entrada na segunda-feira (21).

"Descobrimos que os dois homens eram amigos, trabalhavam juntos. Soubemos que eles saíram para tomar uma cerveja. Já providenciamos tratamento quimioprofilático para todos que trabalham com eles e para os familiares”, disse Laranjeira. A Secretaria de Saúde do município está trabalhando em parceria com a Vigilância Municipal Epidemiológica, em parceria com a 29ª Dires.

Meningite C
Uma mulher de 33 anos morreu vítima de meningite C no município de Santo Antônio de Jesus, a 193 quilômetros de Salvador, confirmou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na manhã desta quinta-feira (24). A paciente deu entrada no Hospital Regional da cidade na segunda-feira (21), relatando dores e manchas vermelhas pelo corpo. Ela morreu na madrugada do dia seguinte.
Dados da Sesab registrados até o dia 8 de outubro informam que neste ano, 837 casos de meningites de todos os tipos foram registrados na Bahia. Destes, 138 foram da meningite tipo C, a meningocócica, considerava mais grave. Com este caso, pelo menos 44 pessoas morreram neste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário