MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de novembro de 2011

Especialista diz que peixe da espécie dourado está ameaçada em MS

 

Pesquisa revelou que esta espécie está com difculdades de reprodução.
Prefeitura de Corumbá quer proibir a pesca desse tipo de peixe.

Do G1 MS
Especialista afirma que espécie de peixe Dourado está ameaçado (Foto: Reprodução/TV Morena)Especialista afirma que espécie de peixe Dourado
está ameaçado (Foto: Reprodução/TV Morena)
Um estudo feito nos rios no entorno de Corumbá, cidade a 444 quilômetros de Campo Grande, mostrou que a sobrevivência da espécie de peixe popularmente conhecida como dourado está ameaçada. A pesquisa mostrou que esses peixes estão cada vez menores e não estão se desenvolvendo como deveriam.
A análise foi coordenada pelo especialista em biologia pesqueira Thomaz Liparelli e começou depois de um alerta feito pelos pescadores profissionais e empresas de turismo. Eles observaram que o tamanho dos dourados fisgados começou a diminuir.
“No caso do dourado especificamente, estamos observando a captura excessiva de indivíduos de pequeno porte”, disse Liparelli, “Sentimos a necessidade de que tenhamos o início ou a primeira atividade nesse sentido, de coibir a pesca predatória”.
Segundo ele, o tamanho dos peixes capturados dão um alerta, a espécie está com dificuldades para se reproduzir.
A prefeitura de Corumbá enviou para a Câmara de Vereadores da cidade um projeto de lei que proíbe a pesca desse tipo de peixe durante um período que podechegar a cinco anos. “A cada ciclo reprodutivo é possível visualizar o resultado. Esperamos que dentro de três ciclos ou em média quatro anos, tenhamos algum resultado satisfatório, principalmente em relação ao tamanho dos exemplares e a ocorrência da espécie em pontos que até então estavam desaparecidos”, diz o especialista.
O projeto vai seguir para análise dos vereadores. Se for aprovado, a partir do ano que vem a pesca extrativa do dourado ficará proibida nos rios de Corumbá. A lei só não terá efeito sobre os ribeirinhos.
No rio Paraguai só será permitida a pesca esportiva, aquela em que o peixe é fisgado com petrechos especiais e depois é devolvido, sem ferimentos, para o rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário