MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estudante de Salvador fez planilha de custos para cursar engenharia na USP

 

João Arthur comprou passagem em março para fazer a prova da Fuvest.
'Em SP o polo de engenharia é mundial, aqui na BA é mais restrito', avalia.

Brenda Coelho Do G1 BA
Aos 18 anos de idade, o baiano João Artur Viana é bem determinado quando o assunto é sua carreira. Embora more em Salvador e tenha feito o vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), seu principal objetivo é se graduar em uma das universidades paulistas. Por isso, João vai prestar neste domingo o vestibular da Fuvest (27), em São Paulo, de olho em uma vaga no curso de engenharia da Escola Politécnica da USP.
João Artur, de 18 anos, intensificou os estudos para a prova da Fuvest (Foto: Arquivo pessoal)João Artur, de 18 anos, intensificou os estudos para a prova da Fuvest (Foto: Arquivo pessoal)
“Em São Paulo o polo de engenharia é mundial, enquanto aqui na Bahia é mais restrito, o mercado de trabalho é menor. Além disso, a USP [Universidade de São Paulo] é considerada a melhor universidade da América Latina”, avalia.
A passagem aérea de João para São Paulo foi comprada desde março deste ano e ele já mensurou os custos das despesas que terá, caso passe em alguma das universidades e precise se mudar para São Paulo. Moradia, alimentação, transporte, tudo já foi pensado e calculado pelo jovem. "Se eu for para a USP, vou morar com familiares, que vivem na capital paulista, mas se eu for para a Unicamp, já vi que posso morar na cidade universitária e comer por lá mesmo, com custos bem baixos", pontua.
João já pensou até mesmo em como vai matar a saudade da mãe, com quem atualmente mora em Salvador. "Ela é meu ídolo e fonte de inspiração. Aos 15 anos ela saiu de Brumado [município no sudoeste da Bahia] para estudar e minha avó entendeu, agora é a minha vez. Mas soube que a USP tem algumas parcerias para facilitar que estudantes de outros estados possam visitar suas famílias. Virei sempre para minha terra maravilhosa, lá não tem mar, então tenho mesmo que vir pra cá", conclui.
Além do vestibular da USP, João fez também a prova da Unicamp, que pôde ser realizada em Salvador. Este é o primeiro ano que o estudante faz vestibular, sendo que as tentativas nas três universidades foram para o mesmo curso.
Para se preparar para as provas das três universidades públicas, consideradas com grande concorrência, João optou por reforçar os estudos na própria conclusão do ensino médio. "Como no terceiro ano as aulas acontecem praticamente o dia todo, eu não quis entrar em cursinho. A carga horária estava boa e bem estruturada, então investi no aprendizado no colégio mesmo", explica.
Nos dias que antecedem a prova da Fuvest, João conta que usa uma estratégia diferente para dar continuidade aos estudos. "Estou estudando mais a área de humanas nessa etapa final para dar uma diferenciada em relação aos meus colegas [concorrentes]. Acredito que todos que farão a prova sejam melhores em exatas, que são as disciplinas mais associadas ao curso de engenharia", observa.
Estado emocional
"Estou um pouco ansioso, mas acho que é normal", a declaração de João é reforçada pela psicopedagoga Aniete Goes, porém ela explica que há formas de reduzir a ansiedade antes e durante as provas do vestibular. "A ansiedade é natural quando se quer algum objetivo, o problema é quando ela se torna incapacitante. Tem gente que fica tão tenso que bloqueia a respiração, que oxigena o cérebro. É importante se alimentar bem e fazer exercícios de relaxamento", orienta.
Para a psicopedagoga, tão fundamental quanto estar preparado em relação aos conteúdos, é que o aluno saiba lidar com a ansiedade durante a realização da prova. "Se der 'branco' na hora da prova, para o que está fazendo, respira fundo, bebe um pouco de água. Se for o caso, até pede para ir ao banheiro para caminhar um pouco. É sempre bom levar água e um chocolate para repor as energias. Exercícios de alongamento também são indicados para evitar a tensão", explica.
Prova é domingoO exame da primeira fase da Fuvest será realizado no próximo domingo (27). Os locais de prova podem ser consultados no site da Fundação. Já a divulgação da lista de convocados e dos locais de provas para a segunda fase está prevista para o dia 19 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário