MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Estudantes de Uberlândia investem em games e se tornam profissionais

 

Universidade Federal organizou competição entre alunos.
Produto lançado para celulares teve feitos 30 mil downloads.

Do G1 Triângulo Mineiro
O que para muitas pessoas é apenas uma brincadeira, para outras está se tornando uma oportunidade de trabalho. Desenvolver jogos para computadores tem atraído cada vez mais o interesse dos profissionais em Uberlândia, tanto que a Universidade Federal organizou uma competição entre os alunos.
Os alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) encararam a competição como desafio. Um dos grupos dos Jogos da Batalha de Games tinha a intenção de destruir uma fábrica poluidora. Missão que seguiu o tema "Salve o planeta". Seis grupos estavam concorrendo. Eles tiveram dois meses e meio para desenvolver os projetos. E quem testou os jogos votou em qual achou melhor. Mas o desafio vai além do jogo, para os estudantes, esta pode ser uma fase para direcionar carreiras. “Alguns alunos depois que começam, pensam em criar empresas para jogos. É um mercado promissor”, comentou o professor do curso, Altran Macedo.
E já tem gente apostando nos rendimentos que esse mercado pode trazer. Uma empresa de Uberlândia foi criada em dezembro. Em julho lançou o primeiro jogo e eles já trabalham em uma nova versão. Foi feita uma parceria entre uma empresa de tecnologia da informação com um grupo de funcionários que são apaixonados por computadores e jogos. Segundo o desenvolvedor de games, Frederico Menezes, apesar de trabalharem com jogos, não há tanto espaço para brincadeiras, pois dependem de criatividade. “Além disso, para ter uma empresa é preciso ser apaixonado, se dedicar, estudar, saber muita matemática. Para mim é muita arte”, comentou.
E o primeiro produto lançado foi direcionado para celulares. O resultado surpreendeu: em dois meses, sem muita divulgação, foram feitos 30 mil downloads. Tanto que novos direcionamentos de atuação já estão sendo definidos. “Temos três projetos, entre eles, um de sustentabilidade para indicar para alguma empresa que queira direcionar para isso”, explicou o diretor de produtos, Leonardo Marques.
Os ganhadores dos Jogos da Batalha de Games da UFU foram: na categoria Desk-Top foi a equipe Conic com o jogo Rembet e na categoria móvel, a equipe Infusion Games, com o jogo Cauê, The Pâsher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário