MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estudo sobre segurança pública questiona dados do governo do Rio

 

Dados da Saúde diferem dos da Segurança. Governo diz que são defasados.
Diferença entre dados motivou queda na nota de qualidade das informações.

Do RJTV
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Brasília, questiona a credibilidade dos dados de violência fornecidos pelo governo do estado do Rio. O estudo destaca a queda de índices de criminalidade, mas rebaixa o Rio num ranking que classifica a qualidade das informações fornecidas.
O documento é considerado a principal fonte de informação sobre a segurança pública no Brasil. Divulgado uma vez por ano, reúne estatísticas sobre gastos, número de policiais, de presos, e faz um retrato da violência no país. A pesquisa trabalha com dados fornecidos pelos próprios estados, e, pelos números do Rio, mostra que alguns índices melhoraram em 2010.
Houve queda de 25,8% no número de latrocínio - que é o roubo seguido de morte. O auto de resistência - registro de mortes em confronto com a polícia - caiu 18%. E o homicídio doloso - quando há a intenção de matar - diminiu16,8%
O problema é que os pesquisadores consideraram que essas informações fornecidas pelo governo do estado não são confiáveis. E na avaliação da qualidade dos dados o Rio foi rebaixado.
O relatório divide os estados em três grupos. O Rio saiu do grupo um - de quem tem bons sistemas de informações - para o grupo três: dos estados com informações precárias.
Para mudar a classificação do Rio, os pesquisadores levaram em conta o estudo do economista Daniel Cerqueira, do Ipea, publicado em outubro. Ele analisou dados de mortes violentas no estado entre 2006 e 2009 e constatou que, nesse período, mais de 3 mil mortes sem causa determinada não entraram para as estatísticas divulgadas pelo governo do estado.
Na época, representantes do governo do Rio contestaram o estudo, sob alegação de que o pesquisador havia usado dados da Secretaria estadual de Saúde - mais antigos que os da Secretaria de Segurança Pública.
Nesta quarta-feira (23), a secretaria de segurança afirmou que o anuário cometeu o mesmo erro.
O secretário executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, explicou que a pesquisa trabalha com várias fontes de informação, inclusive da Secretaria de Segurança Pública do Rio. E afirmou que a defasagem entre os dados da Segurança e da Saúde foi o principal motivo que levou a equipe a rebaixar a classificação do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário