MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estudos vão definir título de posse de terras em disputa no MA

 

Depois de vários protestos, os quilombolas receberam uma boa notícia.
Incra vai realizar estudos para saber a quem pertencem as terras.

do globo rural
O governo federal encomendou estudos antropológicos que vão revelar a origem de terras em conflito agrário no Maranhão. A análise de 34 áreas começa em dezembro. Os estudos são importantes no processo de titulação dos territórios quilombolas, cuja posse vem sendo motivo de disputa por comunidades tradicionais e fazendeiros.
A conclusão dos estudos tem sido razão de cobranças feitas por lideranças quilombolas, que ocuparam a sede do Incra em São Luís pela quinta vez.
O movimento dos quilombolas acusa o Incra de lentidão na análise dos processos que pedem a titulação dos antigos refúgios de escravos. Cerca de 300 processos estão parados na divisão fundiária.
As lideranças argumentam que a demora faz aumentar os conflitos no campo. Na lista da Pastoral da Terra 52 lideranças quilombolas estão marcadas para morrer.
O presidente do Incra retornou a São Luís para mais uma rodada de negociações com o movimento. Celso Lacerda fez um relato das ações do governo para reduzir os conflitos no campo e explicou porque a presidente Dilma só assinou um decreto reconhecendo um território quilombola este ano no país, em Minas Gerais. “A presidente, por ser muito detalhista e minuciosa, quer acompanhar todo o processo e não assinou outros decretos porque ainda não os viu".
O Incra espera concluir os laudos antropológicos até abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário