MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Exercícios e alimentação saudável são aliados contra a obesidade

 

Médicos dizem que boa nutrição deve começar desde fase infantil.
Ritmo em que as pessoas engordam é considerada como epidemia.

Do G1 MG
O estilo de vida moderno, que combina sedentarismo e acesso fácil aos alimentos, é a principal causa do que os médicos chamam de epidemia da obesidade. A melhor forma de combater o problema é mudar hábitos e investir na educação alimentar das crianças.
Um ritmo que assusta: 11,4% dos adultos eram obesos em 2006. Quatro anos depois, esse número saltou para 15%. Os médicos já consideram que há uma epidemia de obesidade no Brasil. Um dos motivos é o sedentarismo e, segundo o Ministério da Saúde, só 15% dos brasileiros fazem exercícios físicos regularmente. Trinta minutos de atividades leves, pelo menos cinco vezes por semana, ou 20 minutos de exercícios mais intensos, pelo menos três vezes por semana.
O acesso aos alimentos também é cada vez mais fácil. Geralmente são produtos industrializados e recheados de calorias e nem precisa sair de casa para pedir porque há entregas em domicílio.
Além disso, os médicos recomendam cortar as frituras e tomar cuidado com o excesso de carboidratos. Para não ter que brigar com a balança na fase adulta o caminho é conscientizar as crianças. Os hábitos alimentares saudáveis precisam ser ensinados durante a infância, dizem os médicos. O exemplo deve começar em casa, mas a lição também deve ser dada nas escolas.
Em uma escola integrada oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde para mais de 500 alunos e, além disso, trabalha a educação alimentar. São as crianças que cuidam da horta, plantam, regam e colhem as hortaliças. A couve fresquinha completa a salada e reforça o suco de limão. Na hora de servir, as crianças gostam de ver o prato bem colorido.
O cardápio da escola é elaborado por uma equipe de nutricionistas e não tem fritura e nada gorduroso. Suco, só natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário