MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Exposição no Recife resgata histórias da ditadura militar no Chile

 

Mostra traz documentos, vídeos, livros e trabalhos em tecidos.
Evento começa nesta quinta-feira (03), no Centro Cultural Correios.

Do G1 PE
A exposição "Arpilleras da Resistência Política Chilena" entra em cartaz a partir desta quinta-feira (03), no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. A mostra resgata histórias da ditadura militar no país latino por meio de obras de arte. A entrada é de graça.
Bordados chilenos em sacos de batata e farinha (Foto: Divulgação)Bordados chilenos em sacos de batata e farinha (Foto: Divulgação)
Além de documentos, vídeos e livros, a mostra traz 28 trabalhos em tecidos feitos por mulheres chilenas nos anos de 1973 a 1980. A técnica usada por elas é a arpillera, onde sacos de batatas ou de farinha servem de suporte para bordados feitos com retalhos e sobras de tecidos. Neles, as artistas retrataram as denúncias do período ditatorial no Chile.
“A arpilleras é uma tradição da década de 40, mas, durante a ditadura, teve um papel importante entre as mulheres, pois elas usavam o bordado para denunciar o desaparecimento de familiares e amigos ou qualquer outra situação perturbadora. Alguns sacos chegaram na Europa como obra de arte, mas, na verdade, dentro deles tinham bilhetes com informações sobre a realidade chilena”, contou uma das curadoras da exposição, a argentina Clara Politi.
A mostra fica aberta para visitação até o dia 13 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Neste período, as pessoas interessadas em aprender a arpillera poderão participar de oficinas. Três turmas serão montadas, com até 15 participantes cada, nos dias 05, 08 e 12 de novembro, das 15h às 18h.
"Donde esta tu hermano?" pergunta artista chilena (Foto: Divulgação)
A ideia é estimular os participantes a expressarem os problemas do século 21 através da arte, assim como fizeram as chilenas durante a ditadura. “Além de ter uma noção básica de costura, a pessoa precisa estar disposta a ativar a imaginação para pensar e retratar o seu cotidiano através do bordado”, disse Clara Poti.
As inscrições são de graça e devem ser feitas pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife pelo telefone (81) 3355-8544. O evento conta com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além do apoio do Centro Cultural Correios, das secretarias municipais de Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Especial da Mulher do Recife e da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário