MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de novembro de 2011

Falta de chuva prejudica agricultores no plantio de soja em Turvelândia (GO)

 

Maquinários estão parados devido ao período de estiagem na região.
Clima chuvoso predomina área em dezembro, diz doutora em climatologia.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Produtores rurais do município de Turvelândia (GO), a 211 km de Goiânia, temem prejuízo devido à falta de chuva na região. Na propriedade de Ernani Viana dos Santos, máquinas agrícolas estão paradas porque não choveu nem a metade do que era esperado para época do ano. “Desde o início de outubro a plantação de soja foi interrompida. Plantamos somente a metade do planejado”, relata o fazendeiro.
Segundo Ernani Viana Santos, está ocorrendo pequenos chuviscos na região que evapora rapidamente e não acumula água no solo. “O tempo fica nublado, mas acontece somente chuvisqueiro. Nessa época em 2011, tínhamos registrado cerca 180 milímetros de água na terra, já nesse ano, a média está em torno de apenas 60 milímetros”, lamenta o agricultor, que armazenou as sementes em galpão por causa da impossibilidade de terminar o procedimento de plantio.
O fazendeiro ainda revela que o período de estiagem trará alguns prejuízos na venda da soja. “Estamos prevendo uma queda na produtividade, pois está diminuindo o estande da cultura, principalmente da soja que plantamos. Esperávamos uma média de 60 sacas, mas está havendo uma queda em torno de cinco sacas por hectare”, afirma Ernani Viana Santos, que irá vender o produto por aproximadamente R$ 47.
Melhoria
Porém, de acordo com a doutora em climatologia, Zilda Mariano, o período de estiagem na região pode chegar ao fim nos próximos dias. “As chuvas tem o comportamento de onde tá vindo a frente que está originando a massa de ar, por isso, alguma região acaba chovendo mais do que outras, principalmente na primavera. Entretanto, elas acontecem com abundância e acabam pegando todas as regiões até o início de dezembro”, explica a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário