MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Famílias são retiradas de Área de Proteção Permanente, em Manaus

 

Área invadida fica no Tarumã, Zona Rural de Manaus, no Km 3 da BR-174.
PM está no local com 170 homens. Não houve resistência dos invasores.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM
Famílias ocuparam a área de forma irregular (Foto: Héveny Bandeira/ G1 AM)Famílias ocuparam a área de forma irregular (Foto: Héveny Bandeira/ G1 AM)
Policiais militares, agentes da Guarda Civil Metropolitana e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estão retirando, na manhã desta quarta-feira (9), cerca de 80 famílias que invadiram um terreno dentro da Área de Proteção Permanente (APP) do Tarumã, Zona Rural de Manaus.
A operação começou por volta de 5h30 e, segundo o comandante do Batalhão de Choque da PM, major Antônio Brandão, não há resistência por parte dos invasores. Ele informou que 170 homens estão dando apoio à operação, coordenada pela Semmas.
De acordo com informações da Secretaria, a área invadida fica no Km 3 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Os invasores estavam no local há três anos. No ano passado, eles foram retirados da área por ordem da Justiça Federal, mas voltaram ao local.
truídas em alvenaria. A maior parte das famílias só frequentava a invasão nos fins de semana. Os fiscais identificaram a derrubada de várias espécies de árvores (Foto: Héveny Bandeira/ G1 AM)Construídas em alvenaria. A maior parte das famílias só frequentava a invasão nos fins de semana. Os fiscais identificaram a derrubada de várias espécies de árvores (Foto: Héveny Bandeira/ G1 AM)

A área invadida já estava loteada, com algumas casas construídas em alvenaria. A maior parte das famílias só frequentava a invasão nos fins de semana. Os fiscais identificaram a derrubada de várias espécies de árvores, para a construção de pequenos ramais. Os leitos de igarapés também sofreram degradação devido a poluição.

A ação, chamada pela Semmas de 'varredura', consiste na retirada imediata dos invasores, na identificação deles, e na derrubada de barracos e outras estruturas montadas por eles dentro da área verde. Ainda segundo a Semmas, alguns líderes desta invasão comandavam outros assentamentos irregulares em Manaus.

Entre janeiro e novembro deste ano, a Semmas desarticulou 105 invasões de terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário