MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de novembro de 2011

Fiéis se preparam para os 14km da Romaria da Penha em João Pessoa

 

Caminhada acontece no domingo (27) e deve reunir 250 mil peregrinos.
Devoto que vai desde 1992 da procissão dá dicas para quem vai pela 1ª vez.

Do G1 PB
Romaria da Penha acontece no domingo na Paraíba (Foto: Divulgação/Secom-JP)Caminhada começa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, e termina na capela de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha. Ao todo o percurso tem 14km (Foto: Divulgação/Secom-JP)
14km. É esse o percurso que os fiéis irão percorrer entre a noite deste sábado (26) e a manhã do domingo (27) durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa. O auxiliar administrativo Ênio Sérgio participa há 19 anos da procissão e já começou a se preparar realizando caminhadas diariamente “para a musculatura já ir se acostumando”. Já a jornalista Mirela Vasconcellos conta sobre a expectativa de participar pela primeira vez da caminhada.
Ênio Sérgio devoto de Nossa Senhora da Penha (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Ênio segurando andor com Nossa Senhora da Penha
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Em 1992, Ênio decidiu participar da romaria pela primeira vez. “Estava em um momento muito difícil porque tinha acabado de perder meu pai. Fui para romaria para aliviar a depressão e tentar superar as dificuldades”, disse. No mesmo ano nasceu o primeiro filho de Ênio. “Esta foi minha primeira graça alcançada”, lembrou o devoto de Nossa Senhora da Penha.
No nascimento da segunda filha, Ênio disse ter alcançado mais um milagre. “Minha filha nasceu uma semana depois do que deveria ter nascido. Ela teve várias complicações, passou três dias na UTI e correu risco de morte. Foram três dias de angústia e eu entreguei ela para Deus e Nossa Senhora intercedeu por mim porque minha filha sobreviveu sem nenhuma sequela”, disse.
Jornalista Mirela Vasconcellos (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Mirela vai, pela 1ª vez para romaria, para pagar uma
promessa (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Já a jornalista Mirela se prepara para ir pela primeira vez para a caminhada. “Estou indo para pagar uma promessa”, disse a jovem de 24 anos que prometeu participar da caminhada caso uma amiga se curasse de um câncer. “Foi no começo de novembro que ela fez a cirurgia e o exame mostrou que o câncer ficou só na tireoide e não evoluiu”, contou.
A primeira expectativa de Mirela é concluir o percurso de 14km. “É muito grande e tem muitos pontos críticos, mas estou confiante que vou conseguir pois se Deus me ajudou em uma coisa mais difícil, que foi a cura da minha amiga, vai me ajudar a terminar o percurso”, disse confiante a jornalista.
O experiente Ênio, que há 19 anos faz a caminhada da Penha, aproveitou para dar algumas dicas para a novata Mirela. “É importante levar água. Eu sempre levo água e banana, para não dar câimbra. Às vezes eu também levo sanduíche”, explicou. Em relação ao cansaço, Ênio explicou que “uma caminhada crendo em Jesus e Maria o fardo fica mais maneiro”. Já sobre a sensação de participar de uma caminhada com cerca de 250 mil pessoas, o devoro afirmou que “é uma manifestação fora do comum. É uma sensação que ninguém explica ”.
Romaria
A romaria da Penha  acontece todos os anos, no último domingo de novembro, com uma caminhada de 14km. O ponto de partida é na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e os fiéis seguem até a Capela de Nossa Senhora da Penha, localizada na Praia da Penha na capital.
De acordo com a prefeitura de João Pessoa, o Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 26 de agosto de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário