MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Governo federal estuda ativar Vila Olímpica Indígena em MS

 

Secretário-geral da Presidência da República apresentou proposta.
Prefeitura faria manutenção do local e União implantaria projetos.

Do G1 MS
O secretário-geral da Presidência da República, Paulo Maldos, esteve nessa segunda-feira (28) em Dourados, a 220 quilômetros de Campo Grande, para discutir propostas de ativação da Vila Olímpica Indígena de Dourados, que foi inaugurada em maio mas até hoje não funciona devido à falta de definição sobre os responsáveis pela administração.
A proposta do governo federal é que a prefeitura fique responsável pela manutenção e segurança do local, e em contrapartida, o Ministério dos Esportes vai pagar a implantação de dois projetos de esporte e lazer para 800 crianças e jovens indígenas. Ao todo, o repasse deve chegar a R$ 800 mil em 14 meses.
A Vila Olímpica Indígena possui área de 29 mil metros quadrados, com quadras de esportes, campo de futebol, pista de atletismo e vestiários. Foram três anos para a construção do prédio e um investimento de R$ 1,7 milhão com recursos federais, estaduais e municipais.
Outra questão discutida pelo secretário-geral em Dourados é a segurança nas aldeias. O objetivo do governo é fazer com que o policiamento seja permanente, em uma parceria entre a comunidade e as polícias estadual e federal. A proposta é criar a polícia comunitária indígena, e para isso, o convênio entre Ministério da Justiça e governo do estado já foi assinado, de acordo com o secretário-geral.
Enquanto a polícia comunitária não é implantada, policiais federais e da Força Nacional devem permanecer nas aldeias de Dourados com a operação Tekohá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário