MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Historiador pede tombamento para evitar despejo de farmácia no Ceará

 

Farmácia foi fundada há 77 anos, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
Secretaria de Cultura vai decidir sobre tombamento do comércio.

Do G1 CE
Farmácia foi fundada há 77 anos e é a mais antiga em atividade em Fortaleza. (Foto: Agência Diário/Marilia Camelo)Farmácia foi fundada há 77 anos e é a mais antiga em atividade em Fortaleza. (Foto: Agência Diário/Marilia Camelo)
A farmácia mais antiga de Fortaleza pode ser fechada. As proprietárias do prédio que abriga a farmácia Oswaldo Cruz, fundada há 77 anos, solicitaram a desocupação do local com base na lei do inquilinato. A decisão deve ser divulgada em 3 de dezembro.
O prédio é de propriedade de três irmãs e, segundo funcionários da farmácia, o pedido de desapropriação foi feito após uma reclamação do reajuste do preço do aluguel. “A proprietária pediu um aumento acima do reajuste anual”, diz Fátima Cirlene, uma das dona da farmácia.
O advogado da farmácia, Eduardo Pragmácio, está confiante de que vai conseguir manter o prédio como sede da farmácia. “A farmácia não pode viver sem o prédio. É um bem material que é o prédio, e o bem imaterial que é a farmácia. Entendemos que estão vinculados os bens material e imaterial e a farmácia não pode ser despejada”, disse o advogado, à TV Diário, de Fortaleza.
Pragmácio diz também que o processo de tombamento da farmácia vai ajudar a evitar um despejamento. O pedido de tombamento foi feito em 12 de agosto pelo memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, de acordo com o historiador do setor de patrimônio histórico da Secretária de Cultura de Fortaleza (Secultfor)."A farmácia é um patrimônio histórico da cidade que faz parte da caracterização da nossa praça mais popular, a Praça do Ferreira", diz Nirez.
Foto histórica da Farmácia Oswaldo Cruz, de 1952. (Foto: Arquivo Nirez)Foto histórica da Farmácia Oswaldo Cruz, de 1952.
(Foto: Arquivo Nirez)
As proprietárias do prédio foram notificadas sobre o pedido porque o imóvel passou a ficar sobre proteção do patrimônio histórico, e não é permitida qualquer mudança na arquitetura do edifício, a não ser acompanhada por técnicos especialistas da secretaria.
O processo de tombamento não tem prazo para ser concluído. Ao fim da análise, os documentos técnicos sobre a farmácia serão enviados a conselheiros do patrimônio, que votarão a favor ou contra o tombamento. Caso aprovado, o processo deve seguir para sansão da Prefeitura de Fortaleza.
“A Oswaldo Cruz é uma farmácia referência não só para Fortaleza, mas para todo o Ceará. Qualquer cearense sabe onde fica a Oswaldo Cruz, que preta serviço à população da classe média”, defende Aderson Tavares, funcionário da farmácia há 43 anos. “Sem a farmácia há uma descaracterização da Praça do Ferreira”, diz Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário