MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Indígenas representam 33,6% dos analfabetos no Amazonas

 

Dados fazem parte do Censo Demográfico 2010 do IBGE.
Aspectos culturais seriam os motivos que dificultam a alfabetização.

Alan Chaves Do G1 AM
Índios também participam de inauguração da Ponte Rio Negro (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1)Índios lideram lista de analfabetos
(Foto: Carlos Eduardo Matos/G1)
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Amazonas, além de ser o estado do país com maior número de indígenas, com 168.680 pessoas, o grupo lidera a lista de analfabetos com 33,6% da população do estado.
De acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, o Amazonas contava com 9,9% da população de 15 anos ou mais de idade analfabeta, o que representa que 229.337 pessoas não sabiam ler ou escrever. Cerca de 29% deste contingente era formado por pessoas de 60 anos ou mais de idade.

Segundo o levantamento, o município amazonense com maior taxa de analfabetismo é Ipixuna (38,4%), seguido de Itamarati (37,7%) e Atalaia do Norte (35,9%). Já as cidades com o menor índice são Manaus com 3,8%, Parintins (6%) e Presidente Figueiredo (7,2%).
Ainda de acordo com o censo, quando se observa a cor e a raça da população em relação à taxa de analfabetos, verifica-se que o maior percentual está entre os indígenas com 33,6% de seu contingente formado por pessoas analfabetas. Os pretos são o segundo grupo com 14,6% e os pardos em seguida com 9,3%.
O número total de indígenas (168.680%) representa a parcela de 4,8% da população total dos habitantes do estado. A maior proporção pertence a Roraima que tem 11% de sua população formada por indígenas.
O G1 entrou em contato com Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) que coordena o Programa de Educação Indígena no Estado.
A assessoria do órgão informou que essa atividade é mais de competência municipal, mas que o governo oferece apoio e promove atividades para combater esse quadro. A assessoria informou também que a questão cultural é outro fator que pode justificar os números divulgados pelo IBGE, pois o aspecto envolvendo a língua de cada etnia muitas vezes se apresenta como entrave no processo de alfabetização.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário