MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Inmet prevê aumento de raios em Manaus

 

Segundo Inmet, modificações no solo da capital influenciam na quantidade.
Fenômeno La Nina intensifica a ação dos raios em Manaus.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Inmet prevê aumento de chuvas no Amazonas. (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Incidência de raios acompanha aumento de
chuvas em Manaus. (Foto: Girlene Medeiros/G1)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê aumento de descargas elétricas em Manaus. De acordo com a chefe do 1º Distrito do instituto, Lúcia Gularte, o aumento de raios acompanha a evolução da quantidade de chuvas.
Dados de um levantamento preliminar feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o Amazonas é o estado com a maior ocorrência de raios em todo o país. A média anual é de cerca de 20 milhões de raios.
"Manaus é muito abafada e isso gera um aumento da evaporação que é responsável pelas chuvas com descargas elétricas. Com a modificação feita no solo da cidade, por meio da expansão imobiliária, por exemplo, é como se morássemos em uma estufa. É como se houvesse um cobertor em cima da cidade e isso também causa as descargas elétricas", afirmou ao G1.

De acordo com informações chefe do 1º Distrito do Inmet, as descargas elétricas estão acontecendo com mais frequência em Manaus e que os cuidados devem ser redobrados.
"Em tempestades, não ficar na água porque senão a pessoa vira o fator que atrai o raio já que rios e igarapés são ótimos condutores. Na prática, o melhor lugar é a própria casa para se proteger", disse.

Segundo o Inmet, as descargas elétricas acontecem, em geral, de 16h às 21h. 'No caso de Balbina', explicou Lucia,'foi uma exceção.
Na última sexta-feira, a queda de um raio na linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Balbina (UHE), a 180 km de Manaus, causou o blecaute que atinge toda a cidade de Manaus. O município de Iranduba também foi afetado

Nenhum comentário:

Postar um comentário