MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de novembro de 2011

Lobo-guará recebe prótese ortopédica no zoológico de Uberaba

 

Prótese foi feita por um torneiro mecânico, pai de um aluno de Veterinária.
Animal ameaçado de extinção foi encontrado com fratura em uma fazenda.

Luiz Vieira Do G1 TV Integração
Prótese é colocada no lobo-guará (Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)Prótese é colocada no lobo-guará.
(Foto: Claúdio Yudi/Divulgação)
Mais uma vez a criatividade deu vida nova para um animal atendido pelo Hospital Veterinário de Uberaba. O lobo-guará, um macho de aproximadamente seis anos chamado Fiel, recebeu uma prótese ortopédica que deve ajudar a recuperar os movimentos de uma das patas que está fraturada.

O animal foi encontrado em maio deste ano em uma fazenda no munícipio de Veríssimo, no Triângulo Mineiro. Segundo o veterinário, Cláudio Yudi, o lobo-guará teria sido atropleado e estava com uma fratura exposta no tornozelo da pata traseira esquerda, já com a cicatrização bem adiantada. Com a lesão o animal teve dificuldades de se locomover e, com o tempo, deixou de caçar e se alimentar, até que foi encontrado por fazendeiros e resgatado pela Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito.
Após ser resgatado, ele foi encaminhado para o Hospital Veterinário de Uberaba, onde passou por exames clínicos e os especialistas puderam analisar as fraturas do lobo. Do Hospital Veterinário ele foi ecnaminhado para o setor de quarentena do zoológico de Uberaba, Parque do Jacarandá, onde permanece até hoje sendo acompanhado pela equipe.

Mesmo depois de receber atendimento, após seis meses o animal ainda apresentava dificuldade de locomoção devido à lesão irreversível. “Era impossível corrigir a fratura que já estava bem cicatrizada e isso impedia uma cirurgia. Era uma lesão bem grave”, explicoudisse Cláudio.

Tentando dar qualidade de vida ao animal, a equipe decidiu implantar uma protése ortopédica. O material foi confeccionado com a ajuda do torneiro mecânico Sebastião Adolfo de Araújo, pai de um dos alunos do curso de Veterinária. O material foi produzido inteiramente com plástico e uma borracha semelhante a uma palmilha de sapato.“A prótese foi confeccionada de plástico e borracha muito leve e fácil de adaptar no lobo-guará. O animal foi sedado para colocação da prótese por se tratar de um animal silvestre e naturalmente agressivo. Nosso maior medo era que o animal, após o retorno da sedação, arranca-se a prótese, pois é comum os carnívoros”, disse o veterinário.

A prótese foi implantada há pouco mais de uma semana. Segundo Cláudio Yudi, o lobo-guará está se adaptando bem, já consegue andar sem muitas dificuldades e voltou a se alimentar também. Aliás, Fiel está até se acostumado com a prótese e não tenta mais arrancar o material. A previsão do veterinário é de que no final da próxima semana seja colocado na pata um pé de borracha que irá facilitar ainda mais a locomoção do animal. “Vamos continuar acompanhando para adaptar a protése às necessidades dele”, finalizou o veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário