MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mensalidade escolar em Goiás deve ficar 10% mais cara em 2012

Calculo é do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás.
Segundo o presidente do Sinepe, o aumento deve ser justificado aos pais.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
O preço da mensalidade escolar da rede particular de ensino em Goiás deve ficar 10% mais caro em 2012. O calculo é do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Goiás (Sinepe).
De acordo com o presidente do órgão, Krishnaor Ávila, o aumento varia conforme os custos de manutenção de cada instituição e deve ser justificado aos pais por meio de planilhas. “Em cima da variação e a partir da planilha que a escola elabora, ela vai dizer qual o percentual de reajuste que deve ser aplicado”, explica.
Preços abusivos
Para se proteger de aumentos abusivos, os pais podem recorrer a meios legais. Segundo a superintendente do Procon Estadual, Darlene Azevedo Araújo, os pais têm que ser avisados sobre o reajuste. “A escola tem a obrigação de colocar de forma precisa e visível o valor da mensalidade que será reajustada quatro meses antes da conclusão do ano letivo. Na planilha deve constar o gasto da escola, o custeio, e ainda o valor gasto com os funcionários. Com base nessa planilha, os pais podem acompanhar e fazer os questionamentos” explica.
Caso os pais achem o aumento abusivo, o que pode ser verificado por meio das planilhas, eles podem acionar o Procon para que uma fiscalização seja realizada. “Eles devem analisar se essa planilha e os cálculos condizem com a realidade", explica a superintendente, que conclui. "O Procon pode fazer um acompanhamento e uma análise dos valores que são embutidos nas planilhas”.
Para analisar se os cálculos são condizentes com a realidade, Derlene Azevedo explica ainda que alguns pontos devem ser observados. “Os pais devem observar se a escola fez aquisições, se houve melhoramento na estrutura e na ampliação do local, além verificar quais foram os gastos reais que essa escola obteve na planilha de gastos.”
Recomendações
O Procon auxilia que, ao escolher a escola para os filhos, os pais observem a estrutura, o valor da mensalidade e o que a escola está exigindo. Segundo a superintendente, a escola tem obrigação de fornecer o material de uso coletivo, não sendo responsabilidade dos pais adquirir esses materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário