MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Metade dos bancos de leite do DF está em estado crítico, diz secretaria

 

Atual estoque na Asa Sul é suficiente até quinta; de Taguatinga até sexta.
DF tem 19 pontos de coleta; 10 unidades vinculadas à Secretaria de Saúde.

Do G1 DF
Metade dos bancos de leite da Secretaria de Saúde do Distrito Federal está em estado crítico. De acordo com a coordenadora dos Bancos de Leite, Miriam Santos, todas as unidades precisam da doação do alimento, mas a situação é pior nos hospitais da Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga, Planaltina e Brazlândia.
“Esses dois últimos a gente considera como bancos solidários, porque como o hospital deles não tem um consumo muito grandes como os outros hospitais, eles acabam ajudando muito os hospitais grandes que têm UTI Neonatal”, disse.
A coordenadora afirmou que, com a atual quantidade de leite, no banco da Asa Sul o estoque dura até quinta. Já em Taguatinga, o alimento disponível é suficiente para alimentar os bebês até sexta e na Asa Norte sábado.  Ela disse ainda que atualmente 150 bebês dependem das doações.
Além dos dez bancos da secretaria, o DF conta ainda com dois bancos federais, quatro na rede privada e três postos de coleta. Juntas as unidades fornecem 46 litros diariamente, quando a demanda é de 50 litros, segundo Miriam.
“A gente pode não coletar sábado e domingo, mas a gente distribui leite nesses dias também. Então nesses dias a gente mantém a demanda e não tem nem essa coleta inferior à necessidade. A gente sempre está abaixo daquilo que a gente necessita”, afirmou.
Doação
O leite deve ser acondicionado em vidros de boca larga e com tampa de plástico, fervidos previamente por 15 minutos. Após a coleta, o recipiente deve ser colocado imediatamente no freezer de casa, onde pode ficar no máximo 15 dias armazenado.
Interessadas em doar leite materno podem se dirigir aos postos de coleta das regionais ou solicitar que uma equipe do Corpo de Bombeiros busque o alimento em casa. Durante a coleta, é importante lavar bem as mãos e prender os cabelos para evitar que os fios caiam no vidro. As mães precisam estar em perfeitas condições de saúde para doar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário