MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

No Recife, campanha educativa alerta para número de acidentes de trânsito

 

Ação lembra o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito.
Na capital pernambucana, contador já registra mais de 351 mil vítimas.

Do G1 PE
Na manhã desta segunda-feira (21), o contador digital de vítimas em acidentes de trânsito exibia o número 351.622. Instalado na calçada do Hospital da Restauração, área central do Recife, o totem mostra a quantidade de pessoas mortas ou feridas em consequência de colisões nas estradas de todo o país. Para tentar reduzir esse índice, serão distribuídos panfletos, a partir desta segunda, no intuito de educar motoristas e pedestres. A campanha celebra o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que aconteceu neste domingo (20).

O objetivo da ação é sensibilizar os cidadãos para o grande número de acidentes que acontecem, todos os dias, na capital pernambucana. “Vamos distribuir os panfletos e dar dicas de como dirigir com segurança. E também daremos orientações para os pedestres, alertando sobre a forma certa de atravessar, segurar no punho da criança para que ela não escape. As pessoas precisam saber que a conduta individual faz a diferença”, diz o superintendente da Cooperativa de Especialistas em Trânsito de Pernambuco (Coopetrans), Marcos André Lira.

O contador digital é uma iniciativa do movimento Chega de Acidentes!. No site da entidade, atualizado diariamente, é possível ver o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito, além do total do prejuízo econômico gerado por esses eventos.

Seminário
Com o tema “Todos somos Responsáveis”, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio do Núcleo de Prevenção a Acidentes e Violência (NUPAV), realiza, nesta segunda-feira, o 2º Seminário sobre Trânsito em Olinda, que acontece no Auditório da Academia Santa Gertrudes, Cidade Alta. O objetivo do encontro, que segue até as 12h, é debater o eixo do Plano Nacional de Combate à Violência no Trânsito.

Na programação do encontro, serão realizadas palestras sobre legislação de trânsito, impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e a importância da educação no trânsito para a redução de acidentes. Uma das participantes é a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Semíramis Queiroz. Para ela, é importante rever a legislação de trânsito no Brasil e, principalmente, punir os infratores.

“Nós precisamos trabalhar com o cidadão desde criança, educar quem vai tirar a habilitação, mas, também, penalizar o infrator. Ele sabe que estaciona em local errado, sabe que não pode ingerir bebida alcoólica, mas, mesmo assim, faz. É preciso tornar o teste do bafômetro obrigatório e não admitir mais a recusa como elemento de defesa do motorista. Temos que entender que, se ele se recusa a assoprar, é porque ele é culpado”, defende a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário