MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pacientes do DF que usam aparelho para viver pagarão menos por energia

 

Benefício é voltado para quem recebe até três salários mínimos.
CEB informou que ainda não foi notificada de portaria ministerial.

Do G1 DF
Pelo menos 370 famílias do Distrito Federal poderão ser beneficiadas pela portaria dos Ministérios da Saúde e de Minas e Energia, assinada no último dia 8, que garante desconto na conta de energia para pacientes que sobrevivem com ajuda de aparelhos médicos elétricos.
Quem tem renda de até três salários mínimos consome até 30 kilowatts por hora terá desconto de 65% na conta de luz. De 31 a 100 kilowatts, o abatimento será de 40%. E acima de 100 kilowatts, serão 10% de economia.
“As famílias que podem se utilizar do benefício da tarifa social são aquelas que tenham membros com portadores de doenças ou deficiências que necessitam de equipamentos médicos continuados para o tratamento dessa doença ou deficiência, com renda familiar até três salários mínimos”, informa o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
Os interessados devem procurar a Companhia Energética de Brasília (CEB) com comprovante de participação no Cadastro Único do governo federal e apresentar os laudos médicos. A CEB informou por meio de nota que não foi notificada oficialmente sobre a portaria, mas que assim que isso for feito, vai se adaptar às novas regras.
Para a família do pizzaiolo Liduíno Machado, a novidade vai ajudar. O filho dele tem distrofia muscular, uma doença que afeta o funcionamento dos pulmões. O menino precisa usar o respirador 24 horas por dia, o que aumenta o consumo de energia.
A última conta de energia da família foi de R$ 48. Antes, segundo Machado, não chegava a R$ 10. “Quando a gente paga uma conta num valor e passa para mais que o dobro, o peso no bolso é grande”, argumenta o pizzaiolo Liduíno Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário