MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de novembro de 2011

Pacientes em tratamento de câncer dão show na passarela, no ES

 

40 pacientes que estão em tratamento desfilaram em Vitória.
Até o fim deste ano mais 500 mil casos de câncer serão registrados, diz Inca.

Do G1 ES
40 pacientes que estão em tratamento desfilaram em Vitória. (Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)40 pacientes que estão em tratamento desfilaram em Vitória. (Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)
Superação é uma palavra que faz parte da rotina das pessoas que estão em tratamento de câncer, e quando esses pacientes – independente do seu estágio no tratamento – criam coragem para enfrentar uma passarela,  as pessoas podem perceber que ela realmente é fundamental na luta contra a doença e chave de sucesso para a cura.
Até o fim deste ano mais 500 mil casos de câncer serão registrados, diz Inca. (Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)Desfile aconteceu em Vitória.
(Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)
No 5º Pensando o Câncer de Forma Diferente é exatamente isso que aconteceu. Cerca de 40 pacientes do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) mostraram neste sábado (26) em Vitória, no Espírito Santo, a importância da valorização da vida. O evento aconteceu na véspera do Dia Nacional do Combate ao Câncer.
Em meio a provas de roupas, ansiedade e expectativa, os pacientes se prepararam para o grande dia. O tema escolhido para este ano foi a esperança. Na passarela, desfilaram peças exclusivas para o evento, produzidas por estudantes do curso de Design de Moda de uma faculdade de Vitória.

A assistente social Erika Cristina Cesconetto de 36 anos, é uma das pessoas que participaram pela primeira vez do desfile. Tímida, ela, que nunca nem brincou de ser modelo, topou o desafio. “Estou animada. É uma oportunidade que a gente tem de melhorar a nossa autoestima e a dos demais pacientes. Esses eventos fazem com que as pessoas se conheçam melhor, troquem informações e percebam a importância de se dedicar ao tratamento com alegria”, diz.
Já a bióloga Marister Costa Dalvi Passamani, 52 anos, é considerada modelo oficial do evento. Ela desfilou em todas as edições e vê no Pensando o Câncer de Forma Diferente uma oportunidade para renovar as energias. “Quando você sobe na passarela e vê todas aquelas pessoas te olhando, te aplaudindo, isso te dá uma força muito grande. Toda aquela energia penetra muito forte dentro da gente. Só de lembrar chego a ficar arrepiada”, conta.
Evento foi planejado com a ajuda de 80 profissionais (Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)Evento tefe ajuda de 80 profissionais
(Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)
Para a estudante Ingrid Batista Martins, que desenvolveu, junto com a colega Ana Maria da Rocha, a roupa que uma paciente usou, a experiência tem sido mais que gratificante.
“É muito bom poder contribuir com um momento tão especial para essas pessoas. Trabalhamos em parceria com a nossa modelo, para deixá-la bem à vontade. O importante é que a roupa esteja do jeito que ela quer. Estamos felizes e satisfeitas”, contou Ingrid.
Programação
O evento foi planejado com a ajuda de 80 profissionais, envolvidos durante um ano na realização do trabalho. Além do desfile de moda, houve apresentação de um sarau de músicas e poesias, preparado por pacientes e ex-pacientes.

Durante o evento a mastologista Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), falou sobre o tratamento, a relação com a família e sobre como o câncer muda a vida de qualquer pessoa. Ela e a outra palestrante, defenderam a importância da participação dos pacientes em grupos de apoio.
Depois do desfile o sarau com muita música e dança, em Vitória (Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)Depois do desfile o sarau com muita música e dança, em Vitória (Foto: Guilherme Ferrari/Divulgação Cecon)

Números
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), espera-se que até o fim deste ano cerca de 500 mil casos de câncer sejam registrados no Brasil. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e de colo do útero no sexo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário