MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de novembro de 2011

Parceiro do RJ mostra fazenda histórica em São Gonçalo

 

Fazenda guarda formas arquitetônicas da colônia e império.
Prefeitura deve construir parque ambiental no local.

Do RJTV
Uma fazenda histórica, que pertencia ao barão de São Gonçalo, sofre com o abandono. Após anos de esquecimento, a prefeitura e o governo do Rio estão fazendo uma reforma para atrair turistas ao local. A dupla de Parceiros do RJ de São Gonçalo, Felipe Saldanha e Romario Regis, esteve na Fazenda Engenho Novo, em Monjolos, para contar a importância do lugar.
A fazenda guarda formas arquitetônicas da colônia e império, e era grande produtora de açúcar. Segundo a pesquisadora Cristiane Valadares, Dom Pedro se hospedava no local. Com as chuvas de abril do ano passado, o lugar sofreu enorme degradação.
Atualmente, a área da fazenda é ocupada por 150 sitiantes que tiram da agricultura um complemento na renda familiar. Depois dos anos de abandono, o estado e a prefeitura começaram as obras de restauração. Há ainda o planejamento para a construção de um parque ambiental e desenvolvimento do turismo rural na localidade.
“Agora estamos recuperando tudo que foi destruído, porque isso aqui era um paraíso. Deveria ser o orgulho de São Gonçalo”, disse um morador.

Projeto Parceiro do RJ
Dezesseis jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em oito duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de oito regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem registrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.
Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão revelar o cotidiano de Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário