MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Preço global de alimentos tem menor nível em 11 meses, diz FAO

 

Cotações seguem elevadas e voláteis, advertiu agência.
Índice de cereais recuou 5% em outubro, para uma média de 232 pontos.

Da Agência Estado
Os preços mundiais dos alimentos caíram no mês de outubro para o menor nível em 11 meses, afetados pela queda acentuada dos cereais, óleos, açúcar e produtos lácteos, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
O índice medido pela FAO, que monitora a variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de commodities alimentícias, atingiu 216 pontos no mês passado, queda de 4% ante setembro. A agência advertiu, contudo, que as cotações dos alimentos em geral "estão mais elevadas do que no ano passado e continuam muito voláteis."
O indicador, que testemunhou várias quedas desde junho, ficou em outubro 9% abaixo da máxima histórica vista em fevereiro, de 238 pontos. "Uma perspectiva de oferta melhor para um número de commodities e a incerteza sobre a economia global exercem pressão sobre os preços mundiais", explicou a FAO.
O índice de cereais recuou 5% em outubro, para uma média de 232 pontos. Apesar das severas inundações que afetam a safra de arroz na Tailândia, os preços mundiais têm sido limitados por amplas reservas, esclareceu a organização. Os estoques mundiais de cereais devem subir 3,3% frente ao nível inicial de 507 milhões de toneladas até o final da temporada, em 2012, informou a agência. "Neste nível, a relação global de estoque/uso de cereais para 2011/2012 deve se aproximar de 22%, apenas levemente acima de 2010/11."
O indicador dos preços do açúcar em outubro caiu 5% ante setembro, para 361 pontos devido às elevadas ofertas mundiais. Já o de óleos e gorduras recuou 6%, para 223 pontos, enquanto o de carnes e o de produtos lácteos também tiveram declínio, segundo a FAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário