MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Première mundial do filme Xingu marca abertura do 8º AM Film Festival

 

Filme de Cao Hamburguer é produzido pelo cineasta Fernando Meirelles.
Festival conta com participação de artistas locais, nacionais e internacionais.

Marina Souza Do G1 AM
Fernando Meirelles e Robério Braga na abertura do 8º Amazonas Film Festival (Foto: Marina Souza/G1)Fernando Meirelles e Robério Braga na abertura do
8º Amazonas Film Festival (Foto: Marina Souza/G1)
O Teatro Amazonas foi palco, na noite desta quinta-feira (3), da abertura do 8º Amazonas Film Festival (AFF). O evento reuniu grandes nomes do cinema local, brasileiro e também artistas internacionais. O grande destaque da noite foi o filme de Cao Hamburger, Xingu, que teve première mundial no festival.
Produzido pelo presidente de honra do AFF, Fernando Meirelles, o filme conta a história dos irmãos Villas-Bôas, criadores do Parque Nacional do Xingu e conhecidos pela proteção das florestas e da cultura indígena. Segundo Meirelles, apesar de convites para lançar o longa no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, "trazer para o Amazonas simbolicamente era mais interessante". "É importante por ser um filme sobre a região amazônica e ser lançado no ano em que comemoramos os 50 anos da criação do Xingu", disse.
Meirelles, que foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor por Cidade de Deus, destacou ainda a importância do filme Xingu diante dos debates sobre o novo Código Florestal Brasileiro e a criação da Usina de Belo Monte. "Estes três irmãos perceberam na década de 40 a devastação que poderia acontecer no Brasil, então eles passaram a vida brigando, tentando fazer com que a ocupação do interior do país fosse feita de uma forma ordenada. No fim, eles conseguiram criar o parque, que é a região mais preservada daquela área, e a briga deles é exatamente igual à de ambientalistas e indígenas que hoje lutam para preservar a cultura", lembrou.
Elenco do filme Xingu com o produtor Fernando Meirelles no Teatro Amazonas (Foto: Marina Souza/G1)Elenco do filme Xingu com o produtor Fernando Meirelles no Teatro Amazonas (Foto: Marina Souza/G1)
Para o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga, "é indispensável para o aprimoramento da cena cinematográfica amazonense". "As palestras, workshops, debates, a convivência e troca de experiência com grandes profissionais, como Fernando Meirelles que está aqui hoje, traz muita riqueza de conhecimentos para o povo do Amazonas", ressaltou.
Esta edição do Amazonas Film Festival contará com a participação de oito longas e 25 curtas nas mostras competitivas. O AFF terá ainda exibição de dez países diferentes divididos em três mostras competitivas, que revelarão os melhores longas internacionais e curtas do Brasil e do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário