MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Programa odontológico capacita para atendimento em aldeias no Amazonas

 

50 profissionais de três distritos especiais de saúde indígena participam.
Ação quer zerar necessidades de aproximadamente 70 mil indígenas.

Do G1 AM
Indio_programação  (Foto: Divulgação)70 mil indígenas devem receber atendimento
odontológico (Foto: Divulgação)
Cerca de 50 profissionais de saúde bucal dos três Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs) vão receber capacitação para atender aldeias indígenas no Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso, a partir desta terça-feira (29), em Brasília. A ação faz parte do capacitação "Brasil Sorridente Indígena".
De acordo com o Ministério da Saúde, serão investidos R$ 40,7 milhões (Fase 1 e Fase 2) para implantação e estruturação do programa para toda a população indígena do Brasil. Em 2012, o valor dos custos passa a ser de R$ 36,5 milhões, por ano. O investimento engloba a contratação de profissionais, aquisição de consultórios portáteis, equipamentos de apoio e material de consumo.
O programa será executado em duas etapas. O Ministério da Saúde adquiriu 37 consultórios odontológicos portáteis e 37 Kits de instrumental clínico odontológico. Com duração de seis meses, esta fase irá zerar as necessidades das comunidades indígenas de Xavante, Alto Rio Purus e Alto Rio Solimões, que somam aproximadamente 70 mil indígenas. Nas aldeias, os profissionais trabalharão para resolver os principais problemas bucais graves e urgentes, incluindo o processo de reabilitação protética para quem já perdeu os dentes.
A equipe para esses três DSEIs é formada por 26 cirurgiões-dentistas, 11 auxiliares de saúde bucal (ASB) e dez técnicos de saúde bucal que receberão treinamento específico para atendimento ao indígenas, observando um protocolo diferenciado para as especificidades e características das etnias.
Em uma segunda fase, o Programa Brasil Sorridente Indígena reorganizará o atendimento integral em saúde bucal em todos os 34 DSEI do país. O Ministério da Saúde informou que iniciou o processo de compra de consultórios portáteis, e kits instrumentais para equipar as 514 equipes de saúde bucal que atuarão quando o programa for estendido para todo o Brasil.
No país, segundo o MS, são 34 unidades, que não são divididos por estados, mas estrategicamente com base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário