MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Protesto em defesa dos royalties supera expectativa e reúne 25 mil capixabas em Vitória


Josué de Oliveira
Redação Folha Vitória

Mesmo debaixo de sol forte, milhares de capixabas participaram, nesta quinta-feira (10), do ato público em defesa dos royalties de petróleo, que aconteceu na Praça dos Namorados, em Vitória. O evento superou a estimativa inicial de 10 mil pessoas e reuniu, de acordo com informações da Polícia Militar, 25 mil manifestantes.
O protesto reuniu diversas autoridades políticas, empresários, entidades do poder Judiciário, Executivo e Legislativo, além de várias caravanas do interior do Estado. A manifestação contou ainda com shows de artistas locais e nacionais como o cantor Dudu Nobre e Gabriel, o pensador.
Durante o ato, a população compareceu com faixas, cartazes e faixas para mostrar a presidente da República, Dilma Roussef (PT), a insatisfação dos capixabas contra o projeto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que retira das receitas do Estado R$ 3,5 bilhões até 2015.
De acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, a multidão que compareceu foi um fato inédito e uma demonstração clara daquilo que o Espírito Santo deseja. “Não vamos nos agachar. Queremos ficar de pé para continuar a enfrentar nossas dificuldades. Não queremos o que é de ninguém, mas não podemos permitir que avancem nas nossas receitas”, frisou.
Segundo o chefe do Executivo capixaba, a presidente Dilma será convencida a vetar o projeto dos royalties após a manifestação, mas caso isso não aconteça, o Governo vai brigar na Justiça para garantir mantendo os investimentos que faz com os recursos da exploração do petróleo.
“Essa é uma guerra com diversas batalhas. Se não conseguirmos resultados na Câmara, vamos buscar o cumprimento do compromisso com a presidente Dilma de vetar qualquer alteração de contrato. Ela tem compromisso com o Brasil, com o Rio de Janeiro e com o Espírito Santo”, disse.
E prosseguiu: “Tenho certeza de que a presidente Dilma será convencida, mas se não conseguirmos vamos até o Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer com que a constituição seja respeitada”.
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) acredita que haverá um entendimento e que a presidente Dilma irá interferir nesse processo “impedindo que a Câmara possa levar adiante essa proposta indecorosa e que violenta o Espírito Santo”.
Para o parlamentar, a expectativa é que ela mantenha o compromisso e também o veto do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “As mesmas propostas que fizeram o Lula vetar o projeto continuam. O que é ilegal para o Lula tem que ser ilegal para a Dilma também. Ela está diante de uma oportunidade de mostrar para o Brasil que não somos um país sem regra, um país que vale tudo e que a constituição deve ser respeitada”.
Ferraço considerou a presença marcante dos capixabas como um “ato extraordinário em praça pública”. Segundo ele, a manifestação representa a união da população em torno de uma luta. “Estamos dando uma demonstração de cidadania, mostrando ao país que nossos direitos precisam ser respeitados. Esperamos em Deus que nossa presidente possa se sensibilizar e impedir que essa covardia seja praticada contra os capixabas”.
O senador Magno Malta (PR), que também participou do evento, lembrou que durante a semana a própria presidente lhe disse que o senado havia extrapolado na decisão do projeto de partilha dos royalties. “Acredito que vamos ganhar. Confio em Deus e temos a certeza de que não vamos perder”.
Os artistas locais que se apresentaram foram Alexandre Lima, Amaro Lima, Renato Casanova - Banda Casaca, Banda Zemaria, Carlos Papel, Chico Lessa, Forró Comichão, Família Gam Hip Hop, Rogerinho do Cavaco, Vera da Matta, Zé Antônio (Serelepe), Grupo Folgazões, Teatro de rua Circo Miúdo, Carlos Bonna e o cantor gospel Fernandinho.
A manifestação terminou com o ato político, em que parlamentares da bancada capixaba e representantes dos três poderes discursaram contra a medida que retira os royalties do Estado. Em seguida, encerrando o protesto, entrou no palco o cantor Gabriel, o pensador.
Para o evento, o Governo do Estado decretou ponto facultativo nas repartições públicas a partir das 14 horas. Os capixabas que foram ao ato também tiveram passagem de ônibus de graça e o pedágio liberados na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol em horários específicos.
Foto: Everton Nunes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário