MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2011

Ritual de tribo de MT é tombado patrimônio imaterial pela Unesco

 

A manifestação cultural já é protegida no Brasil desde novembro de 2010.
Celebração determina o início do calendário ecológico-ritual Enawene.

Do G1 MT
Ritual de tribo de MT é tombado patrimônio imaterial pela Unesco (Foto: Documentário Yaokwa de Fausto Campoli e Vicent Carelli)Ritual determina o início do calendário ecológio que compreende as estações seca e chuvosa de um ciclo anual (Foto: Documentário Yaokwa de Fausto Campoli e Vicent Carelli)
O ritual Yaokwa da tribo Enawene Nawe, comunidade que vive às margens do rio Juruena, noroeste de Mato Grosso, foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente. A manifestação cultural, já protegida no Brasil desde novembro de 2010, tem agora os cuidados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (Unesco).
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), este ritual tem a duração de sete meses, e determina o início do calendário ecológico-ritual Enawene que compreende as estações seca e chuvosa de um ciclo anual, marcado pela realização de mais três rituais: Lerohi, Salomã e Kateokõ.
O ritual Yaokwa
De acordo com a Unesco, a celebração é compreendida por duas etapas, uma parte embarca em expedições de pesca em toda a área, enquanto outro prepara oferta de sal-gema, peixes e frutos do ritual para os espíritos, e executa a música e a dança.
O ponto alto do ritua começa em janeiro com a coleta das matérias-primas para a construção das barragens e com a colheita da mandioca. Yaokwa representam um ecossistema extremamente delicado e frágil, na qual sua continuidade depende diretamente da sua conservação.
O ritual, segundo o Iphan, é a mais longa e importante celebração para este povo indígena mato-grossense. Atualmente a tribo tem uma população em torno de 540 índios que vivem em uma única aldeia, na terra Enawene Nawe, uma área de 742 mil hectares. A região em que os Enawene Nawe vivem é uma região de transição entre o cerrado e a floresta Amazônica em Mato Grosso.
Patrimônio Imaterial
A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos também os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira.

Os bens culturais de natureza imaterial, segundo a constituição, são às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, como por exemplo, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário