MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saudade marca Dia de Finados em cemitério da Zona Sul do Rio

 

Túmulos de famosos receberam a atenção de fãs.
Missas são celebradas de hora em hora nesta quarta.

Lilian Quaino Do G1 RJ
Bob Lester coloca fotos de Carmen Miranda no túmulo da artista (Foto: Lilian Quaino/G1)Bob Lester coloca fotos de Carmen Miranda no
túmulo da artista (Foto: Lilian Quaino/G1)
O túmulo da eterna Pequena Notável, Carmen Miranda, recebeu na manhã deste Dia de Finados, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, a visita de um antigo e querido amigo: o músico, cantor e sapateador Bob Lester, que trabalhou com Carmen desde o começo de sua carreira no Cassino da Urca até os tempos de fama internacional em Hollywood, nos Estados Unidos.
O túmulo da artista, que morreu em 1955, recebe todo ano a visita e os cuidados do amigo, cheio de energia e carinho em seus 99 anos. Para provar, ele mostra sua carteira de músico, integrante do Bando da Lua, que acompanhava Carmen.
"O que falar de uma amiga que era uma grande companheira? Somente a saudade", diz ele.
No túmulo de Cazuza, um coração de rosas vermelhas (Foto: Lilian Quaino/G1)No túmulo de Cazuza, um coração de rosas
vermelhas (Foto: Lilian Quaino/G1)
Na manhã desta quarta-feira (2), as alamedas do São João Batista ficaram lotadas de pessoas que vieram visitar os túmulos de parentes e amigos. Muitas flores enfeitaram os túmulos de anônimos e famosos. O de Cazuza, por exemplo, estava enfeitado com um grande coração feito de rosas vermelhas.
Parentes e amigos lotaram as alamedas do cemitério para visitar as sepulturas de seus mortos (Foto: Lilian Quaino/G1)Parentes e amigos lotaram as alamedas do
cemitério para visitar as sepulturas de seus mortos
(Foto: Lilian Quaino/G1)
Os visitantes preferiram as flores, em vez de velas para homenagear seus mortos. Aos pés do cruzeiro, buquês se amontoavam uns sobre os outros e as velas foram lá deixadas em suas caixas, apagadas.
Funcionários da prefeitura e da Santa Casa orientavam os visitantes sobre os riscos de se iniciar focos de fogo, por isso, as flores eram depositadas sem papéis de embrulho e as velas, apagadas.
Agentes da Vigilância em Saúde da prefeitura orientavam os visitantes a não colocarem água nos vasos das sepulturas para evitar a proliferação de mosquitos.
Com missas celebradas a cada hora, a do meio-dia ficou a cargo da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul.
O bispo Dom Antonio Augusto celebrou a missa ao som do órgão tocado por padre Jorjão, conhecido pela maioria dos moradores da região. "Nossa vida tem um nome: Jesus. Hoje é dia de saudade, mas também é dia de renovarmos nossa fé", disse o padre.
A Santa Casa estima que pelo menos 120 mil pessoas visitarão o Cemiterio São João Batista nesta quarta.
O trânsito nas ruas próximas estava intenso e lento, mas Guardas Municipais orientavam os motoristas. Um buquê de rosas estava sendo vendido a preços entre R$ 8 e R$ 10.
Movimento intenso
O movimento já era grande na manhã desta quarta-feira (2), feriado de Finados, nos cemitérios do Rio de Janeiro. No Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, que deve receber um milhão de visitantes neste feriado, o movimento é intenso desde a véspera do feriado. Na terça-feira (1º), de acordo com a Santa Casa, 300 mil pessoas visitaram o local. Já nesta quarta, muitos fãs visitam os túmulos dos cantores Tim Maia, Jamelão, Noel Rosa e Emilinha Borba, no Caju.
De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, responsável pela administração de 13 cemitérios e um crematório na cidade, a expectativa é de que as unidades recebam pelo menos dois milhões de visitantes até o fim do dia.
A Santa Casa pede à população que não coloque água nas sepulturas para evitar a proliferação de mosquitos e orientou pais a identificarem suas crianças com cartões com nome do responsável e telefone.
As polícias Civil e a Militar, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Juizado de Menores farão a segurança dos visitantes, junto com o Corpo de Segurança da Santa Casa e com apoio de escoteiros.
Segundo a Santa Casa, em caso de dúvida, os visitantes devem se dirigir a funcionários que estarão identificados com crachás e não pedir ajuda a estranhos. Para ajudar na localização de sepulturas, basta fornecer o nome do falecido ou a data do sepultamento.
TrânsitoA prefeitura preparou um esquema especial de trânsito na região dos principais cemitérios para o Dia de Finados (2). No Cemitério de São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, será permitido o estacionamento na Rua Real Grandeza, entre a Voluntários da Pátria e a General Polidoro, das 6h às 20h. Já na Rua General Polidoro, entre Real Grandeza e Assis Bueno, o estacionamento será proibido em ambos os lados, exceto no largo junto à entrada do cemitério.
Quem for ao Cemitério do Caju, na Zona Portuária, deve ficar atento ao regime de mão única na Avenida Monsenhor Manoel Gomes, entre a Avenida Brasil e a Rua General Sampaio. O local terá estacionamento organizado pela prefeitura. As informações são da Secretaria municipal de Transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário