MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Secretaria de Direitos Humanos vai visitar acampamento atacado em MS

 

Segundo a PF, acampamento foi atacado no dia 18 e cacique sumiu.
Comitiva vai ouvir as lideranças indígenas e se reunirá com a Funai.

Do G1 MS
Acampamento Indígena (Foto: Tatiane Queiroz/G1MS)Comitiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência vai conferir situação de comunidade atacada (Foto: Tatiane Queiroz/G1MS)
Na tarde desta quarta-feira (22), uma comitiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República irá visitar o acampamento Guaiviry, em Ponta Porã, distante 346 quilômetros de Campo Grande. Segundo a Polícia Federal, o acampamento foi alvo de um ataque de pistoleiros durante a madrugada da última sexta-feira(18), que resultou no sumiço do cacique da etnia guarany-kaiwá de 59 anos.
De acordo com o secretário executivo da pasta, Ramaís de Castro Silveira, a comitiva irá ouvir as lideranças indígenas e se reunirá com a Fundação Nacional do Índio (Funai) de Ponta Porã, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança.
Além do secretário, o ouvidor nacional dos direitos humanos, Domingos Silveira, e a coordenadora geral de proteção a defensores de direitos humanos, Clarissa Jokowski, também participarão da visita.
O ataque
Os indígenas, da etnia guarany-kaiwá, afirmam que o cacique desapareceu no início da manhã de sexta-feira (18), quando o acampamento teria sido atacado por aproximadamente 40 pessoas. A liderança teria sido atingido por um tiro de bala de borracha e depois teria sido colocado em uma caminhonete.
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso, e representantes do Ministério Público Federal estiveram no local na última sexta-feira (18). A perícia policial colheu fragmentos de munição e vestígios de sangue. Exames devem apontar se as amostras são de material humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário