MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Três faculdades do ES serão punidas pelo MEC por mau desempenho

MEC divulgou listas com faculdades com índice baixo em prova do Enade.
As instituições não poderão aumentar vagas e nem criar novos cursos.

Do G1 ES
Três faculdades do Espírito Santo vão sofrer medidas cautelares do Ministério da Educação (MEC) por baixo conceito no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo lista divulgada pelo ministério nesta terça-feira (22). São elas a Faculdade de Educação de Vitória (Unives - Aufes), a Faculdade de Tecnologia de São Francisco (Fatesf), em Barra de São Francisco, no Noroeste do estado, e a Faculdade do Espírito Santo (Unes), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul.
Segundo o MEC, as faculdades deverão limitar o número de alunos para 2012, não podendo superar o número de matriculados em 2011; não terão autorização para criar novos cursos; não poderão aumentar vagas e também não terão diplomas reconhecidos.
Agora, de acordo com o ministério, as instituições de ensino vão passar por um processo de supervisão para sanar deficiências específicas de cada faculdade. Caso o próximo Índice Geral de Cursos (IGC), obtido através da próxima prova do Enade, em 2012, seja satisfatório, as faculdades poderão voltar a funcionar como antes.
Outro lado
O diretor e proprietário da Faculdade de Tecnologia de São Francisco (Fatesf) alegou que foi prejudicado pela logística da prova do Enade. "Apenas dois alunos nossos fizeram a prova do Enade em 2010, pois não puderam fazer em 2008. Aqui só temos os cursos de Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia, portanto não é todo ano que somos sorteados para o Enade. Por isso, estamos sujos por apenas dois alunos. Mas agora vamos tentar promover as melhorias que serão solicitadas pelo MEC para aumentar não só nosso índice, mas também a qualidade de ensino", diz Jair Gomes de Souza.
Segundo a Faculdade de Educação de Vitória (Unives - Aufes), o índice obtido em 2010 foi baixo porque nenhum dos alunos da instituição realizou a prova. A direção da Faculdade do Espírito Santo (Unes) não atendeu aos telefonemas feitos pelo G1.
Índice Geral de Cursos
O índice diz respeito à qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.
Segundo o ministério, o resultado é obtido com uma média das notas dos cursos de graduação de cada instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2010. Faculdade de Educação de Vitória (Unives - Aufes) teve 1,11, a Faculdade de Tecnologia de São Francisco (Fatesf) teve média 1,29 e a Faculdade do Espírito Santo (Unes) 1,35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário